Dados do Trabalho
Título
Avaliação clínica e radiológica em pacientes submetidos à artrodese com abordagem extremo lateral da coluna toracolombar: um estudo retrospectivo
Objetivo
Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes tratados com XLIF, dados clínicos e radiológicos, incluindo o impacto na qualidade de vida, parâmetros de dor e melhora da lordose lombar.
Metodologia
Estudo longitudinal retrospectivo, em que foram revisados prontuários de pacientes submetidos à XLIF entre 2017 e 2020 em Hospital terciário. Foram registrados os aspectos demográficos, características clínicas através de parâmetros como EVA e o índice de incapacidade Oswestry, aspectos radiológicos incluindo o ângulo de Cobb antes da cirurgia e 12 meses após.
Resultados
Predominou o sexo feminino (66,7%), com média de idade de 59,1 anos (35-82 anos). O tempo de internação, em mediana, foi de 3 dias e o tempo de retorno às atividades diárias foi de 3 meses. Apenas quatro pacientes (8,9%) apresentaram complicações. A análise através de questionários demonstrou diferença significativa entre as pontuações pré e pós-operatórias em todas as escalas. No ODI, houve redução média na pontuação de 39,2% e na EVA, a pontuação mediana no pós operatório foi a metade da pontuação no pré-operatório (redução de 50%; p<0,001). O ângulo da lordose teve aumento de 26,3% no pós-operatório em relação ao valor basal (p<0,001).
Conclusões
O XLIF apresenta baixos índices de complicação, melhora da lordose lombar e permite recuperação das atividades diárias em curto período de tempo, além de desempenhar melhora estatisticamente significativa na qualidade de vida e no quadro álgico dos pacientes.
Arquivos
Área
Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral
Autores
ALYNSON LAROCCA KULCHESKI, ANDRE LUIS SEBBEN, XAVIER SOLER GRAELLS, MARCEL LUIZ BENATO, PEDRO GREIN SANTORO, FILIPI LAZZARI