18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR FRATURA DA COLUNA CERVICAL, TORÁCICA E LOMBAR EM BELÉM - PA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS.

Objetivo

Descrever o perfil epidemiológico de fraturas da coluna vertebral com lesão de medula espinhal em Belém - Pará com recorte temporal de novembro de 2016 a novembro de 2021.

Metodologia

O presente estudo é de caráter quantitativo e retrospectivo. Foi realizada a análise de dados públicos do sistema DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil) sobre pacientes acometidos por fraturas da coluna cervical, torácica e lombar entre o período de novembro de 2016 a novembro de 2021. As variáveis analisadas foram sexo e faixa etária e lesão de medula espinhal com necessidade de tratamento. De acordo com a natureza das variáveis, foi aplicada análise estatística descritiva, sendo informados os valores percentuais dos dados e exposição destes por meio de gráficos e tabelas por meio do software Microsoft Excel 2016.

Resultados

As fraturas da coluna vertebral são causa importante de morbidade e mortalidade na população mundial em decorrência de traumas e aumento da violência urbana. A lesão da medula espinhal ocorre em aproximadamente 15 a 20% das fraturas da coluna vertebral. O tratamento conservador está indicado de modo geral nas fraturas que não apresentam as características de instabilidade do segmento vertebral, que não mostram lesões neurológicas ou ainda em situações especiais em que existam contra-indicações para o tratamento cirúrgico, porém uma parcela desses casos acaba necessitando de intervenção cirúrgica.
O conhecimento do perfil epidemiológico de pacientes acometidos por fraturas da coluna cervical, torácica e lombar é de fundamental importância ao meio científico e social a fim de construir novas pesquisas, desenvolvimento de políticas públicas eficientes e estruturação de serviços em diferentes regiões do estado para cada particularidade.
Dentro do período da pesquisa, foram cadastrados 530 casos de fraturas da coluna cervical, torácica e lombar, tendo 71,5% dos casos ocorrendo em pessoas na faixa etária entre 20 a 59 anos de idade, 347 sendo do sexo masculino, onde apenas 9% dos casos (48 pessoas) foram tratadas para fratura de coluna vertebral com lesão de medula espinhal.

Conclusões

O perfil epidemiológico do paciente acometido por fraturas da coluna cervical, torácica e lombar, no recorte temporal de novembro de 2016 a novembro de 2021, corresponde o sexo masculino principalmente entre idades de 20 a 59 anos com destaque para casos de fraturas com acometimento de medula espinhal que corresponde a 9% dos casos.

Área

Trauma na coluna vertebral

Instituições

Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ - Pará - Brasil

Autores

Igor Almeida Teixeira da Silva de Figueiredo, Hilton Carvalho Sena, Marcos Ranieri Dias, Marcelo Antony Dantas de Veiga Cabral, Matheus Barros Lisboa, José Wilker Gomes de Castro Júnior, Beatriz Siems Tholius, Renata de Almeida Jansen