Dados do Trabalho
Título
DISCECTOMIA LOMBAR ENDOSCÓPICA INTERLAMINAR - DESFECHO CLÍNICO
Objetivo
Avaliar o desfecho clínico dos pacientes com hérnia discal lombar (HDL) operados por microdiscectomia endoscópica interlaminar. Como desfechos secundários, avaliamos a epidemiologia, tempo de retorno ao trabalho e as complicações relacionadas a técnica.
Metodologia
Estudo longitudinal observacional e prospectivo, onde foi avaliado os pacientes portadores de HDL com indicação cirúrgica, na qual foi realizada discectomia endoscópica exclusivamente pela técnica interlaminar. Avaliou-se também os resultados clínicos por meio do questionário Oswestry 2.0 (ODI) e da escala visual analógica (EVA). Inserimos nesse estudo índice de satisfação pós-operatória de Macnab. Em paralelo a esses índices analisamos os resultados quanto as variáveis de epidemiologia, tempo de retorno ao trabalho e as complicações. Tais questionários foram aplicados no pré-operatório, no pós-operatório no dia seguinte a cirurgia e após 1 ano da cirurgia.
Resultados
Em 132 pacientes selecionados para o estudo obtivemos significante melhora clínica nos questionários ODI e EVA, assim como 81,3% dos pacientes tiveram excelentes e bons no índice de Macnab. O tempo de internação hospitalar foi de 22,7 horas o retorno laboral de 30 dias. Os pacientes relataram 98% de satisfação com a cicatriz cirúrgica. Já a taxa de complicações com o método foi de 12,8%, sendo a recidiva da hérnia discal a complicação mais comum com 9,8% dos casos.
Conclusões
A técnica endoscópica se mostrou eficaz no tratamento da hérnia discal da coluna lombar com melhora clínica significante no período analisado, baixa incidência de complicações, precoce reabilitação pós-operatória e resultados próximos ou superiores à técnica padrão-ouro.
Arquivos
Área
Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral
Autores
RENATO MÁRCIO SOUZA BONAFIM, ANDRÉ LUIA SEBBEN, ALYNSON LAROCCA kULCHESKI, PEDRO GREIN DEL SANTORO, MARCEL LUIZ BENATO, XAVIER SOLER I GRAELLS