18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

VANTAGENS DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA EM PACIENTES COM HÉRNIA DE DISCO – REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Objetivo

Objetivo de realizar revisão sistemática a respeito da cirurgia endoscópica, procedimentos e vantagens, comparada com outras técnicas tradicionais. Trata-se de uma revisão de literatura transversal, natureza analítica, avaliando os principais artigos científicos publicados sobre o assunto.

Metodologia

Foi realizada pesquisa nas bases de dados: Medline, Scielo, Web of Science. Foram incluídos artigos publicados no período de 2016 a 2022, escritos nos idiomas português e inglês. A busca realizada com os descritores Ortopedia, Coluna Vertebral, Cirurgia endoscópica. Foram utilizadas correlações com cirurgias de hérnias de disco. Para refinamento da pesquisa da base de dados foram descartados manuscritos em duplicidade, dissertações e teses, e ainda os que não apresentaram texto disponível completo ou não apresentassem procedimentos metodológicos claros. Ainda, para refinamento da pesquisa da base de dados, uma leitura minuciosa e crítica dos artigos pré-selecionados, com exclusão dos manuscritos que não apresentassem embasamento científico que se adequasse com a pesquisa.
A estratégia de busca resultou em 24 artigos, dos quais 09 não possuíam metodologia clara e objetiva de acordo com e tema proposto; 02 artigos duplicados e 02 fugiam do tema proposto. Compuseram a pesquisa 11 artigos.

Resultados

Diante da pesquisa realizada a respeito da cirurgia endoscópica para tratamento de hérnia de disco, de maneira comparativa, reforçam os benefícios a respeito da técnica quanto à redução do tempo de recuperação, menores riscos de complicações.
Alguns estudos abordam a respeito dos resultados clínicos e funcionais, evidenciando o retorno precoce às atividades de vida diária (AVD’S), sem maiores complicações e limitações. Um dos fatores abordados é a redução dos níveis de dor para os pacientes submetidos à técnica.
Enfatizam como benefício a aplicabilidade de cirurgia endoscópica em pacientes obesos. Sendo considerada eficaz para esse público, visto que a obesidade é considerada fator de risco para o desenvolvimento da HD, assim como a dificuldade na recuperação no processo do pós-operatório.
Outro ponto elencado é a justificativa para utilização da técnica, em razão das necessidades dos pacientes, assim como a precisão quanto aos procedimentos utilizados, possibilitando exatidão ao realizar a técnica.

Conclusões

Diante dos resultados encontrados foi possível perceber que a cirurgia endoscópica apresenta benefícios para os pacientes. Embora o processo cirúrgico na região da coluna vertebral, seja motivo de preocupação tanto para pacientes, quanto para os médicos; o procedimento possibilita abordagens locais, sem maiores traumas aos pacientes.
Em razão da abordagem com menores lesões teciduais, permite a redução do tempo de recuperação, e retorno precoce às atividades de vida diária, menor taxas de sangramento intra operatorio e de infecções.

Arquivos

Área

Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral

Instituições

DOT - Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

Ricardo Cesar Côrtes De Bom, Rian Souza Vieira, LUIZ HUMBERTO FARIA BARBOSA, GUILHERME COELHO DIAS, EROTIDES SOUZA VILAS BOAS, MARINA MARAGON MELHADO