18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Preservação do arco neural na vertebrectomia por via posterior: papel do ligamento meningovertebral – descrição de nova técnica

Objetivo

Descrever a técnica de preservação do arco neural durante a vertebrectomia por via posterior (Neural Arch Posterior Vertebrectomy technique), utilizada em uma série de casos, e explicar os benefícios da preservação dos ligamentos meningovertebrais.

Metodologia

Descrição da técnica “Neural Arch Posterior Vertebrectomy”. Análise retrospectiva e apresentação de 4 casos de deformidade sagital de ângulo agudo tratados por meio de vertebrectomia por via posterior com preservação do arco neural.

Resultados

Entre Fevereiro 2020 – Julho 2021, 4 pacientes foram submetidos a correção cirúrgica de deformidade sagital da coluna vertebral com o uso da técnica “Neural Arch Posterior Vertebrectomy”. Três pacientes eram adultos e uma criança de 11 anos. A média de idade no momento da cirurgia foi de 42,7 anos (11-63). Os diagnósticos foram de tuberculose vertebral ativa em 2 pacientes, sequela de tuberculose vertebral em 1 e cifose congênita em 1. Em 3 pacientes, dois segmentos vertebrais foram removidos, e em um caso a ressecção envolveu 5 segmentos vertebrais. O valor médio do ângulo de Cobb sagital pré-operatório foi de 72° (35-133°), e o Sagittal Deformity Angular Ratio (S-DAR) médio foi de 15,4 (10-20). O índice de correção de cifose foi de 55%. Foi utilizada neuromonitorização intra-operatória em todos os casos; apenas um paciente apresentou alterações transitórias que melhoraram após aumento da pressão arterial. Não houve nenhum agravamento neurológico pós-operatório, e 2 pacientes com déficit prévio apresentaram recuperação parcial durante o seguimento. Não foram observados pseudoartrose, perda de correção, falha de implante ou lesão dural.

Conclusões

Descrevemos a técnica de vertebrectomia por via posterior com preservação do arco neural em deformidades sagitais agudas da coluna vertebral com risco neurológico, bem como apresentamos e analisamos o resultado de uma pequena série de casos tratados com essa técnica até o momento. Demonstramos as vantagens da técnica e a relevância anatômica dos ligamentos meningovertebrais. Enfatizamos a importância de continuar com a análise de maneira a obter resultados estatisticamente significativos em relação às complicações e a correção da deformidade.

Arquivos

Área

Deformidade na criança

Instituições

Department of Neurosurgery. Fleni - - Argentina, INTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Francisco Marco Del Pont, Igor Ebert Cechin, Alderico Girao Campos Barros, Luis Eduardo Carelli Teixeira Silva