18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LORDOSE CERVICAL EM PACIENTES DA ZONA LESTE EM SÃO PAULO CORRELACIONANDO COM O USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS

Objetivo

O estudo da anatomia da coluna cervical é de extrema importância para se entender as alterações causadas por má postura, assim como seu balanço sagital e alterações. Atualmente problemas posturais são recorrentes, sendo considerados questões de saúde pública, pois grande parte da população economicamente ativa é afetada por quadros álgicos, ficando temporariamente incapacitada para trabalhar. As dores que acometem a coluna vertebral são um incomodo para as diversas faixas etárias. O objetivo deste trabalho foi avaliar quadros de cervicalgia ou de alterações da coluna cervical, causadas pela postura de anteriorização da cabeça no uso de aparelhos eletrônicos.

Metodologia

A investigação incluiu sujeitos aleatoriamente com idade de 18 a 60 anos, de ambos os gêneros que, após aceitarem participar e assinarem o TCLE, preencheram o quesito de uso do aparelhos eletrônicos por mais de 60min/dia, e foram submetidos a um exame clínico, com aplicação dos questionários Roland Morris, Oswestry e escala analógica de dor. Após a avaliação inicial, os pacientes realizaram um exame de raio-x de coluna cervical em perfil com visualização do occipito a T1, para o cálculo dos valores dos ângulos de Cobb, Slop de C2, Slop de C7 e angulo de Harrison.

Resultados

Foram incluídos 106 pacientes, selecionados de maneira aleatória no Hospital Santa Marcelina, 68 pacientes apresentavam queixas de dor cervical e 38 pacientes não relataram o sintoma. Destes 68 pacientes sintomáticos, 42 eram do gênero feminino e 26 do gênero masculino, dos pacientes sem dor 24 eram do gênero feminino e 14 masculino, mantendo uma relação de 62% dos pacientes em ambos os grupos do gênero feminino.

Conclusões

Concluímos que a utilização de aparelhos eletrônicos, por mais de 60min/dia, pode estar diretamente relacionada com quadro de dor na coluna cervical.

Área

Degenerativa cervical

Instituições

FACULDADE SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil, HOSPITAL SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ CLAUDIO LACERDA RODRIGUES, FERNANDA ANDREIA MINUTTI NAVARRO, RODRIGO YUITI NAKAO