18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE RETROSPECTIVA DE PACIENTES COM TRAUMATIMOS DA COLUNA CERVICAL SUBMETIDOS À INTERVENÇÃO CIRÚRGICA EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DE SÃO PAULO

Objetivo

Realizar uma análise retrospectiva de pacientes com lesão da coluna cervical submetidos a tratamento cirúrgico em um hospital terciário da zona leste de São Paulo para definir um padrão etiológico dos pacientes vítimas de trauma na zona leste de São Paulo.

Metodologia

Foram incluídos no estudo todos os pacientes abordados cirurgicamente devido fraturas da coluna cervical em um hospital terciário, entre os anos de 2007 e 2016. Estes tiveram seus prontuários criteriosamente examinados, e foram posteriormente convocados para entrevista, a fim de melhor coleta de dados e exame físico. Suas lesões foram classificadas e foram coletados dados sobre o tratamento cirúrgico realizado. Nos prontuários, buscou-se dados a relativos à procedência, mecanismo de trauma, tipo e nível da lesão, escala de Frankel, tratamento proposto e complicações clinicas referente ao trauma, além dos dados pessoais necessários dos pacientes. Todos pacientes foram contactados previamente, incluíram-se apenas os pacientes, ou familiares que concordaram em participar do estudo e leram e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para o estudo.
Como critérios de inclusão, delimitamos os pacientes vítimas de fratura de segmento cervical por trauma, tratados cirurgicamente pela equipe de patologias da coluna vertebral do departamento de ortopedia e traumatologia do Hospital Santa Marcelina entre os anos de 2007 e 2019.
Não foram incluídos pacientes com fraturas por estresse, osteopenia secundária a tumores ou de outras causas de origem não traumática, pacientes abordados cirurgicamente em outros hospitais e pacientes para os quais optou-se por tratamento não-cirúrgico ou conservador.

Resultados

Apresentamos a frequência e percentual dos casos que foram incluídos no estudo na tabela 1, classificados por ano. Incluiu-se um total de 44 pacientes, sendo 32 do gênero masculino (72,7%) e 12 do gênero feminino (27,3%). Em relação a idade dos pacientes, através de dados de prontuários, observou-se idades entre 14 e 66 anos, obtendo-se uma média de 42,3 anos. Dos 44 pacientes, 29 (65,9%) foram atendidos por meio do Sistema Único de Saúde e 15 (34,1%), por sistema de saúde suplementar.

Conclusões

A incidência de lesões cervicais na zona leste de São Paulo é elevada e associa-se principalmente a causas acidentais. O perfil de risco são os homens jovens vítimas de acidentes automobilísticos. Observou-se diversas causas para tal, mas a maioria delas relacionadas a acidentes automobilísticos, onde observamos que os jovens, um perfil que, em geral, tem maior tendência ao descumprimento das leis de trânsito e segurança

Área

Ciência básica na coluna vertebral

Instituições

FACULDADE SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil, HOSPITAL SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ CLAUDIO LACERDA RODRIGEUS, FERNANDA ANDREIA MINUTTI NAVARRO, RODRIGO YUITI NAKAO