18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA E AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE DOR LOMBAR EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL-ESCOLA DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO.

Objetivo

Determinar a prevalência de lombalgia e estabelecer correlação com fatores de risco para o desenvolvimento de dor lombar.
Determinar o perfil epidemiológico da população referenciada (idade, sexo).
Identificar o grau de efetividade da assistência prestada ao paciente no âmbito da prevenção terciaria.

Metodologia

Trata-se de um estudo analítico observacional transversal, entrevistou-se 90 pacientes provenientes das enfermarias do Hospital Escola utilizando instrumentos internacionalmente validados. Eles foram questionados quanto aspectos clínicos/epidemiológicos e comportamentais.

Resultados

A taxa de prevalência obtida foi de 57,73%, considerada alta comparada as taxas das pesquisadas realizadas fora de ambiente hospitalar. Predomínio do sexo feminino 30,13% com desvio padrão de 5,32%. Distúrbios do sono parecem agir como fator de risco, medido indiretamente por meio de horas de sono e a média da graduação de dor (p=0,007). Os instrumentos para verificação da dor parecem obter maior eficácia quando utilizados em conjunto, visto na assoc

Conclusões

Há uma maior taxa da prevalência de lombalgia entre os indivíduos institucionalizados, principalmente, hospitalizados comparada a taxas observadas fora desse contexto de hospitalização. Portanto, mais pesquisas precisam ser realizados nesse âmbito, uma vez que, há dificuldades de encontrar estudos sistemáticos realizados no Brasil que discorram sobre taxas de prevalência de lombalgia na população e entre seus subgrupos.

Área

Ciência básica na coluna vertebral

Instituições

FACULDADE SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil, HOSPITAL SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ CLAUDIO LACERDA RODRIGUES, FERNANDA ANDREIA MINUTTI NAVARRO, RODRIGO YUITI NAKAO