18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Comparação Entre O Nível Distal Instrumentado E Qualidade De Vida Na Escoliose Idiopática Do Adolescente

Objetivo

Objetivo: Avaliar a influência da última vértebra instrumentada na qualidade de vida de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico para escoliose idiopática do adolescente.

Metodologia

Métodos: Trata-se de estudo retrospectivo e transversal do tipo série de casos. Para a avaliação, foram correlacionadas as variáveis sexo, idade na data da cirurgia, número de vértebras instrumentadas, classificação de Lenke e última vértebra instrumentada com os domínios do questionário SRS-22r.

Resultados

Foram avaliados 39 pacientes, sendo 33 (84,6%) do sexo feminino, com média de idade de 14,5 anos na data da cirurgia. Utilizando os critérios de Lenke, 30 adolescentes (76,9%) foram classificados como 3CN e os demais como 1AN. Todos foram submetidos à artrodese por via posterior e instrumentação com parafusos pediculares. As últimas vértebras instrumentadas foram D12, L1, L3 e L4. Não houve significância estatística na correlação entre as variáveis sexo e última vértebra instrumentada com a qualidade de vida. Apresentaram significância as correlações entre a variável idade na data da cirurgia e o domínio satisfação com o tratamento e a variável classificação de Lenke e o domínio dor.

Conclusões

O último nível instrumentado não parece interferir na qualidade de vida.

Arquivos

Área

Deformidade na criança

Autores

IGOR MACHADO CARDOSO, CHARBEL JACOB JUNIOR, IGOR BARCELOS ZANON, Karla Marcovich Rossoni, ALLAN STEFANO VAILANT GARCIA, RAFAEL STEFFEN