18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Análise Comparativa dos Efeitos entre as Técnicas MIS TILIF e OPEN TLIF Utilizadas no Tratamento de Indivíduos com Doenças Degenerativas Lombares: uma coorte retrospectiva

Objetivo

Comparar os efeitos entre as técnicas fusão lombar intersomática transforaminal de campo aberto (OPEN-TLIF) versus fusão lombar intersomática transforaminal usando cirurgia minimamente invasiva (MIS-TLIF)

Metodologia

Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva. Os dados foram extraídos dos prontuários eletrônicos durante o período de janeiro de 2019 a maio de 2021. Foram desfechos do estudo analisados entre grupos: tempo entre admissão e alta hospitalar , escala numérica de dor , incapacidade funcional; incidência pélvica e da lordose lombar . Para análise descritiva e inferencial dos dados entre os grupos, foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk´s. Os dados foram analisados usando o software RStudio versão 1.3.959, e o nível de significância de p<0.05 para todas as variáveis

Resultados

Participaram 44 homens (idade: 56.3) e 54 mulheres (idade 54.1). Em relação ao tipo de cirurgia, 60% participantes realizaram a TLIF (homens 61.4% e mulheres 58.9%) e 40% realizaram a MIS-TLIF (homens 38.6% e mulheres 41.1%). As proporções de diagnóstico clínico de doença degenerativa lombar entre homens e mulheres não apresentaram diferenças significantes (p = 0.82; Chi-square test), assim como para o tipo de cirurgia (p = 0.47; Chi-square test). Em relação as variáveis desfecho, os dados foram tratados por estatística não paramétrica utilizando teste de Mann-Whitney. O momento POS cirúrgico foi utilizado para comparação, sempre que o baseline (PRE) não apresentasse diferenças estatísticas entre os grupos. Esse tratamento estatístico foi realizado para as variáveis TAA, dor, incapacidade e IP. Como a LL apresentou no PRE diferenças significantes, o Δ = PRE - POS de cada grupo foi utilizado para comparação. A análise do desfecho TAA demonstrou existir uma diferença significante na redução do TAA a favor do MIS-TLIF (Md = 14; IQR = 3.5) em relação ao OPEN-TLIF (Md = 28), com grande tamanho de efeito (TE) (p<0.001). A análise do desfecho dor demonstrou existir uma diferença significante na redução da dor a favor da MIS-TLIF (Md: 2; IQR: 1) em relação ao OPEN-TLIF (Md: 5; IQR: 1), com grande TE (p<0.001; ES= 0.80; power = 0.98). A análise do desfecho incapacidade demonstrou existir uma diferença estatisticamente significante na redução da incapacidade a favor da MIS-TLIF (Md= 14.5; IQR= 4.25) em relação a OPEN-TLIF (Md: 32; IQR:7), com grande TE (p<0.001; ES= 0.80; power = 0.98). A análise do desfecho AP revelou não existirem diferenças significantes entre a OPEN-TLIF (média = 57.3; DP = 8.41) e a MIS-TLIF (média = 52.4, DP =10.1). Em relação a LL foi demonstrado um aumento significante da LL a favor da OPEN-TLIF em comparação com a MIS-TLIF com pequeno TE (p<0.001)

Conclusões

Para os desfechos investigados no presente estudo, a técnica MIS-TLIF demonstrou maior eficácia que a OPEN-TLIF em reduzir os desfechos tempo entre admissão e alta hospitalar, intensidade da dor e incapacidade funcional. Quanto a lordose lombar, demonstrou-se manter ou obter ganho no resultado final.

Arquivos

Área

Degenerativa lombar

Instituições

Hospital Santa Lucia - Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

RODRIGO DE SOUZA LIMA, LUCIANO ALMEIDA FERRER, LUCIANA FEITOSA FERRER, VIVIAN CASTRO NOGUEIRA