Dados do Trabalho
Título
Validação da Escala de Mindset Direcionado à Saúde No Brasil
Objetivo
A Validação da escala de “mindset” direcionado à saúde pode configurar um novo instrumento de avaliação da percepção de saúde do paciente no Brasil
Metodologia
Este trabalho objetiva validar transculturalmente a escala proposta por Carol S. Dweck, adequando os termos para o português brasileiro, bem como, validar a sua confiabilidade através de análise fatorial. Utilizou-se do método de Beaton et. al, passando pela tradução da escala original (pré-teste), tradução reversa para o idioma de origem, formação da escala pré-final, aplicada a indivíduos de diversos níveis sócio-educacionais e, por fim, aplicação aos pacientes ambulatoriais, para realização de cálculo amostral através do coeficiente alfa de Cronbach.
Resultados
Com o questionário traduzido, adaptado transculturalmente e devidamente validado, tem-se uma nova ferramenta que possibilitará compreender a forma que o paciente enxerga a própria saúde e, assim, fornecer ao médico assistente mais informações que possam auxiliar no direcionamento de intervenções, bem como, auxiliar na previsão de desfechos, como má adesão ao tratamento.
Conclusões
A escala de “mindset” configura novo instrumento para análise do perfil dos pacientes, com possíveis implicações nos seus desfechos. Este trabalho objetivou validar a escala, sendo necessários novos estudos para determinar o impacto da variante do “mindset” em cada proposta terapêutica aplicada.
Arquivos
Área
Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral
Instituições
Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Brunno Nobrega Queiroga, Thiago Batista Ravanelli, Lucas Vendas Maluf Braga, Rodrigo Góes Medéa De Mendonça, William Zarza Santos, Alberto Ofenhejm Gotfryd, Robert Meves