18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE BIOFILME BACTERIANO EM DIFERENTES LIGAS METÁLICAS

Objetivo

Esse trabalho objetiva identificar o desenvolvimento da bactéria Psudomonas aeruginosa forte produtora de biofilme nos seguintes materiais: haste de Titânio, cage de PEEK tamanho 11/24, haste de Cromo- Cobalto. Também visa caracterizar a amostra cujo desenvolvimento de bactéria ocorreu de maneira precoce.

Metodologia

Trata-se de um estudo longitudinal de abordagem quantitativa, realizado no laboratório de Microbiologia da EMESCAM. A quantidade de biofilme formada será avaliada por meio de cultura das amostras de hastes de titânio, cage de PEEK e hastes de Cromo-Cobalto, com base na quantidade de Psudomonas aeruginosa compondo o biofilme das amostras.

Resultados

Com base em tais resultados, é possível inferir que o valor de absorbância, ou seja, a quantidade de biofilme não é representativamente diferente, comparando a variável tempo, em ambos os materiais.

Conclusões

Considerando o mesmo material, não houve diferença na formação de biofilme em 17 horas e 1 semana. Além disso, pode-se concluir que não houve diferença na formação de biofilme nas hastes de titânio incubadas por 17 horas e nos cages de PEEK incubados durante o mesmo período de tempo. Algo que se repetiu em relação às amostras incubadas em 1 semana. Houve também uma comparação geral entre os materiais, desconsiderando o tempo, e pôde-se concluir que entre os materiais (PEEK e titânio) não foi demonstrada diferença significativa na formação de biofilme.

Área

Ciência básica na coluna vertebral

Autores

Charbel Jacob Jr, Igor Zanon, yasmim Beriz, amanda Grippa Piffer, Jose lucas lucas, Igor Zanon