18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇÕES DE TUMORES SACRAIS: UM ESTUDO RESTROSPECTIVO DO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO E RESULTADOS CLÍNICOS

Objetivo

Comparar dados estatísticos e demográficos já definidos na literatura em trabalhos clássicos com os achados de pacientes submetidos a cirurgias devido à tumores na região do sacro realizados em um hospital brasileiro referência.

Metodologia

Estudo retrospectivo com uma amostra de 14 pacientes com tumores sacrais, submetidos à ressecção da doença no período de 2015 a 2021. Algumas variáveis foram estudadas como dados demográficos dos pacientes: tipo histológico do tumor, modalidade cirúrgica realizada, reconstruções sacropélvicas, margens tumorais, modalidade de retalho para fechamento, recidiva tumoral e follow-up. Dados foram registrados no momento pré-operatório e última consulta de follow-up. Foi utilizado como critério de exclusão do trabalho pacientes com follow-up menor de 1 ano e pacientes com falta de dados no prontuário.

Resultados

Foram selecionados 14 pacientes; a proporção foi de 9 homens (64,28%) e de 5 mulheres (35,71%); observou-se que a média de idade foi de 47,78 anos (+13,89 anos), distribuindo-se entre 24 e 76 anos; sobre a margem cirúrgica da ressecção, 5 pacientes foram submetidos a ressecção ampla (35,71%), 6 pacientes foram submetidos a ressecção marginal (42,85%) e 3 pacientes a ressecção intralesional (21,42%); as diversas modalidades de reconstrução sacropelvica foram realizadas em 7 pacientes (50%) quando havia o acometimento maior de 50% da articulação sacro ilíaca na ressecção. O tempo médio de follow-up dessa amostra de pacientes foi de 43,78 meses (+18,91 meses).

Conclusões

Tumores sacrais são lesões raras e de difícil diagnóstico sendo necessário a atenção para sinais clínicos e sintomas do paciente. A necessidade de follow-up no pós-operatório se mostra importante para avaliar casos de recidiva local. Mais séries de casos devem ser estudadas para a avaliação do comportamento desses tumores na população.

Arquivos

Área

Tumor e Infecção na coluna vertebral

Instituições

INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

VINICIUS TAPIE GUERRA E SILVA, LUIS EDUARDO CARELLI TEIXEIRA DA SILVA, ALDERICO GIRAO CAMPOS DE BARROS