Dados do Trabalho
Título
Artrodese bissegmentar via anterior para fratura-luxação bilateral de facetas
Objetivo
Apresentar como opção cirúrgica aos deparamos com pacientes apresentando fratura-luxação bilateral de facetas, com exame neurológico bastante comprometido (ASIA A ou B) associados a comorbidades que limitam uma cirurgia mais invasiva como a circunferencial. Optamos por uma fixação por via única, via anterior, sacrificando um nível adjacente normal como terceiro ponto de apoio.
Metodologia
Foram retrospectivamente estudados 10 pacientes portadores de luxação traumática bifacetária da coluna cervical, submetidos a tratamento cirúrgico por meio da fixação e artrodese anterior, na fase aguda, associados a comorbidades que elevavam o risco cirúrgico.
A indicação do tratamento cirúrgico estava relacionada com a instabilidade inerente às luxações traumáticas bifacetária da coluna cervical, e também ao déficit neurológico grave dos pacientes, sendo oito com lesão neurológica completa, ASIA A, e dois com lesão incompleta , ASIA B.
O tratamento cirúrgico foi realizado por meio da abordagem anterior, utilizando-se incisão transversal na altura do segmento lesado. Foi realizada a fixação e artrodese bisegmentar via anterior.
Resultados
Os pacientes foram seguidos por um período de três meses. De acordo com a escala de ASIA , os 10 pacientes apresentaram a permanência do quadro neurológico , não havendo dano neurológico após a cirurgia. Na avaliação tardia todos os enxertos estavam integrados aos corpos vertebrais e as artrodeses estavam consolidadas.
Conclusões
Foram estudados 10 pacientes portadores de luxação traumática bifacetária da coluna cervical tratados pela artrodese e fixação anterior. Os pacientes foram avaliados por meio de parâmetros clínicos, radiológicos e funcionais. A consolidação radiológica da artrodese foi observada em todos os pacientes.
Arquivos
Área
Trauma na coluna vertebral
Instituições
IJF - Ceará - Brasil
Autores
Ronaldo Barbosa Farias Junior, Camila Lima Fonseca Brayner, Francisco Gleison Albuquerque Ribeiro, Marcio Coelho Parahyba