18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Espondilectomia total “em Block”- tres corpos vertebrais ou mais, longo segmento.

Objetivo

As neoplasias primárias vertebrais são desafios oncológicos devido a sua localização e por muitas vezes com diagnósticos tardios. A espondilectomia total descrita por Tomita permite obter margem e cura, porem ha casos que necessitam de ressecar mais que um corpo vertebral, demonstraremos cinco casos de segmento longo com a ressecção de três ou mais corpos vertebrais.

Metodologia

Cinco casos de neoplasia primaria vertebral submetido a espondilectomia por via posterior reconstruído com substituição do corpo vertebral e artrodese somente por via posterior são acompanhado por longo tempo para avaliar a efetividade de ressecções longas.

Resultados

Cinco casos tempo media de segmento 4-69m, media de 47,2 m, de 12-74a (media 28a) ;1masculino; 4 femininos. São avaliados, sendo três casos na região torácica e dois na região lombar, um caso com cinco corpos, dois de quatro corpos, e dois de três corpos. Em um rodado costela pediculada e 4 sem rotações somente a substituição do corpo vertebral. Frankel A, um C. Uma recidiva local ressecada, e livre de doença. Consolidação verificada em 4 casos. Sem quebra de material de implante. Sacrifico de raizes 1-2 em todos os casos. Dois com pseudo hérnia da parede abdominal. Tempo cirúrgico único 1, dois tempos 2, três tempos 2 casos. Embolização pre-op 3 casos. 1 caso de fístula esofágica e infecção local. 1 óbito no 4 mês de segmento.

Conclusões

A espondilectomia total de mais de um corpo vertebral é passível de realizar e controlar a doença e obter a cura, porem sequelas do processo de reconstrução como danos de raizes, necessário a retirada da vértebra pode determinar complicações locais mas compatíveis com atividades rotineiras, o tempo cirúrgico e sangramentos são barreiras mas não impeditivas do sucesso. O segmento de 4 a mínimo foi possível comprovar a possibilidade de sucesso desta técnica no controle local e salvamento da vida.

Área

Tumor e Infecção na coluna vertebral

Instituições

Ufpr - Paraná - Brasil

Autores

Marcio Fernando aparecido de Moura, Diego Pereira Sanches