18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

ACESSO LABIOMANDIBULAR E GLOSSOTOMIA EM PATOLOGIAS CRANIOCERVICAIS – RECONSTRUÇÃO ESPINHAL

Objetivo

A exposição do clivus e da coluna cervical alta deve, idealmente, fornece um campo cirúrgico adequado, no qual o cirurgião possa, com segurança, descomprimir e estabilizar a junção craniovertebral (JCV). Apresentamos aqui uma série de 4 casos, com revisão narrativa da literatura, nos quais a abordagem Labiomandibular com Glossotomia Mediana foi utilizada para o tratamento de patologias da JCV, com o objetivo de expor a importância e as indicações de tal acesso

Metodologia

Foi realizada uma análise retrospectiva dos pacientes submetidos a abordagem Labiomandibular para diversas patologias. O grupo foi composto de 4 pacientes (2 homens e 2 mulheres) e 5 abordagens realizadas (1 cirurgia de revisão)

Resultados

A abordagem foi adequada para todos os casos. O clivus foi atingido quando necessário. Distalmente C4 foi exposto obtendo-se uma osteossíntese satisfatória. Lateralmente, tivemos uma boa visão das margens tumorais e controle vascular da artéria vertebral. Como complicações tivemos infecção superficial facilmente tratada; deiscência tardia da parede posterior da faringe e pseudoartrose, ocorridos no mesmo paciente. Existem 3 principais técnicas anteriores para o tratamento de lesões do clivus, forame magno ou vértebras cervicais superiores. Escolhemos a abordagem Labiomadibular como opção primária, o que nos proporcionou uma visão direta do clivus a C3 - C4 caudalmente e um amplo campo cirúrgico. As principais vantagens desta abordagem incluem acesso direto a patologia espinhal, plano avascular através da rafe mediana e um campo cirúrgico ampliado nas dimensões transversa e sagital.

Conclusões

Esta abordagem proporciona excelente exposição da junção craniocervical e da coluna cervical alta. Nível de evidência -IV.

Arquivos

Área

Tumor e Infecção na coluna vertebral

Autores

Jackson Daniel Sousa Silva, Luis Eduardo Carelli Teixeira da Silva, Alderico Girão Campos de Barros, Renato Henrique Tavares, Felipe Gomes Sousa e Silva