18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

DISTRAÇÃO FACETÁRIA UNILATERAL COM ESPAÇADOR NA COLUNA CERVICAL SUBAXIAL PARA TRATAMENTO DE DEFORMIDADE CORONAL FIXA DA JUNÇÃO CRÂNIO-VERTEBRAL

Objetivo

O tratamento padrão para deformidades coronais fixas da junção crânio-vertebral consiste em osteotomia da coluna anterior e/ou posterior associada com instrumentação. No entanto, este procedimento apresenta elevado grau de dificuldade técnica, acarretando alto risco de complicações mesmo em mãos experientes. O presente estudo tem por objetivo demonstrar a utilidade de um tratamento alternativo para estas patologias, através da distração facetária unilateral na coluna cervical subaxial com uso de um espaçador (Unilateral Spacer Distraction – USD), promovendo realinhamento coronal e fusão.

Metodologia

Estudo retrospectivo de pacientes com deformidade coronal fixa da junção crânio-vertebral com etiologias distintas, tratados com USD no lado côncavo associada com osteotomia da coluna posterior (Posterior Column Osteotomy - PCO) no lado convexo da coluna cervical subaxial. Foram coletados dados demográficos e radiológicos, com ênfase especial na mensuração dos parâmetros clínicos e radiológicos do alinhamento coronal da coluna cervical.

Resultados

No período compreendido entre 2012 e 2019, 4 pacientes foram submetidos ao tratamento cirúrgico com USD na coluna cervical subaxial, complementado com PCO assimétrico no mesmo nível. As causas das deformidades coronais foram congênita, pós-traumática, tuberculose e espondilite anquilosante. O nível em que foi realizado USD foi C2-C3 em 3 pacientes e C3-C4 em 1. Ocorreu uma lesão iatrogênica da artéria vertebral durante dissecção e distração facetaria, em que o paciente desenvolveu síndrome de Wallenberg com recuperação parcial no acompanhamento pós-operatório.

Conclusões

A realização de USD na concavidade com PCO unilateral na convexidade da coluna cervical subaxial é um tratamento alternativo para deformidades coronais fixas da junção crânio-vertebral de diferentes causas.

Arquivos

Área

Deformidade no adulto

Instituições

Faculty of Medicine, University of Concepción - - Chile, INTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Juan Pablo Cabrera, Igor Ebert Cechin, Alderico Girao Campos Barros, Luis Eduardo Carelli Teixeira Silva