18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE E SIMILARES: NOVA FERRAMENTA PARA MEDIR O PLANO CORONAL

Objetivo

Criar um método para mensurar o plano coronal global da coluna vertebral, denominado Ângulo Sacro Clavicular (ASC).

Metodologia

Testou-se essa ferramenta estudando, retrospectivamente, 46 pacientes portadores de escoliose idiopática, que se submeteram às fixações curtas, apicais, únicas ou múltiplas. Usou-se instrumental terceira geração, avaliando o ASC no pré e pós-operatório, os quais foram comparados com outro grupo de 46 pacientes, abordados com a técnica tradicional.

Para mensurar o ângulo, executa-se uma linha na base do sacro, realiza uma segunda linha central perpendicular a primeira na extensão proximal da coluna. Executa-se uma terceira linha passando nos pontos de encontro superiores das clavículas com as duas segundas costelas formando dois ângulos, mensura-se o maior. Portanto, os graus excedentes a 90° são os valores do ASC.

Resultados

Os pacientes pertencentes ao método de fixação tradicional apresentaram uma mediana de 3,0° referente ao ASC no pré-operatório. No pós-operatório, a mediana manteve-se em 3°, portanto houve uma redução de 0%. Os pacientes pertencentes ao método de fixação curta, apical, única ou múltipla apresentaram no pré-operatório a mediana de 6°, no pós-operatório de 1°, redução de aproximadamente 83% no pós-operatório.

Conclusões

O grupo abordado com instrumentação curta, apical, única ou múltipla, apresentou uma redução de aproximadamente 83% no pós-operatório em relação ao pré-operatório. A diferença entre o pré e o pós-operatório foi considerada estatisticamente significativa. Nível de Evidência II; Retrospectivo.

Arquivos

Área

Deformidade na criança

Autores

ANDRÉ DE SÁ, ENGUER BERALDO GARCIA