Dados do Trabalho
Título
Calcificação de disco intervertebral cervical em criança : um relato de caso
Introdução
A calcificação do disco intervertebral na coluna cervical de crianças é uma patologia rara e sua etiologia não é bem esclarecida, podendo ter relação com quadros de trauma, infecção, doenças inflamatórias e afecções nutricionais. Seu diagnóstico radiológico é de fácil realização e faz diagnóstico diferencial com torcicolos da infância.
Relato de caso
trata-se de uma criança de 10 anos do sexo masculino que procura atendimento em um pronto socorro ortopédico de referência com serviço de coluna dia 03/02/2022, devido a quadro de trauma em joelho esquerdo evoluindo com dor em região de coluna cervical há 17 dias. Relata melhora parcial com analgesia convencional via oral e piora dos sintomas no período noturno. Nega comorbidades. Peso: 32kg. No exame físico de entrada, foi constatado ausência de déficits sensitivos ou motores, presença de espasmo muscular associado a dor a palpação de região paravertebral a esquerda, dor a extensão de coluna cervical, boa perfusão periférica, ausência de dor à palpação dos processos espinhosos. Teste de distração e spurling negativos. Teste de Adson negativo. Sinal de Lhermitte negativo. Sem palpação de massas ou torcicolos. Sem outras alterações ao exame clínico. Em relação aos exames de imagem, apresentou uma tomografia computadorizada/ressonância magnética com calcificação em região de disco intervertebral C2-C3. Após avaliação e discussão de equipe da coluna, foi optado por terapia conservadora, com imobilização com colar cervical por 3 semanas, anti inflamatórios não esteroidais e corticoterapia em doses baixas, via oral por 20 dias.
Na literatura, foi encontrado um relato de caso realizado por Du et al de uma criança de 6 anos com calcificação de disco intervertebral cervical de C2-C3 e C3-C4 associada a calcificação de ligamento longitudinal posterior de C3-C4, conduzido com imobilização com colar cervical e analgesia convencional com anti inflamatórios não esteroidais, acompanhado ambulatorialmente por 19 meses, com excelente prognóstico, com ausência de dor ou desconforto. Outros trabalhos, como o de P
Conclusão
A calcificação de discos intervertebrais em coluna cervical na infância é uma patologia rara e pouco documentada na literatura, de fácil diagnóstico radiológico. Seu diagnóstico e condução do quadro devem ser precisos para um desfecho favorável, bem como, levado em consideração seus diagnósticos diferenciais. Trabalhos com maiores follow ups devem ser realizados para melhor entendimento deste quadro clínico.
Área
Degenerativa cervical
Instituições
FACULDADE SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil, HOSPITAL SANTA MARCELINA - São Paulo - Brasil
Autores
LUIZ CLAUDIO LACERDA RODRIGUES, FERNANDA ANDREIA MINUTTI NAVARRO, RODRIGO YUITI NAKAO, ARTHUR FELIPE LAUF MELOTTI