Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA
Objetivo
O objetivo deste estudo foi realizar levantamento sobre a prevalência de escoliose em estudantes de um município representativo de uma cidade de médio porte.
Metodologia
Através de um estudo transversal de Janeiro a Fevereiro de 2020 realizado em escola municipal mediante assinatura de termo de consentimento livre esclarecido foi realizado avaliação clínica dos estudantes através da mensuração de gibosidade, triângulo de talhe e avaliação radiográfica quando alteração clínica detectada. Os dados foram analisados por meio do teste do qui-quadrado.
Resultados
Na amostra avaliada foi observado que 3,6% dos estudantes apresentavam escoliose dado que está de acordo com a literatura mundial. Foi observado ainda, que quando comparado a população masculina e feminina escoliótica havia uma diferença significativamente estatística sendo mais prevalente no sexo feminino.
Conclusões
Este estudo possui impacto social, uma vez que desperta em crianças e jovens a importância do cuidado à saúde e, concomitantemente, aproxima profissionais de saúde, residentes e acadêmicos, a um ambiente que não faz parte da pratica profissional habitual, a escola.
Arquivos
Área
Deformidade na criança
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - Minas Gerais - Brasil
Autores
ANDERSON ALVES DIAS, LEONARDO FRANCO PINHEIRO GAIA, DANIEL ALMEIDA SIQUEIRA, RODRIGO BERNARDI COLOMBERO, ANDREA LICRE PESSINA GASPARINI, ISABEL AP PORCATTI DE WALSH, DERNIVAL BERTONCELLO