18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Vertebrectomia total posterior estadiada para correção de escoliose congenita.

Introdução

A cifoescoliose congênita é uma patologia bastante complexa, pela sua rápida progressão e grau de gravidade, além da associação com outras síndromes congênitas, o que torna seu tratamento bastante desafiador.

Relato de caso

Apresentamos um caso de um paciente de 19 anos com cifoescoliose congênita grave, já submetido a tentativa de tratamento cirúrgico na infância sem sucesso. Descrevemos o uso da osteotomia total por via posterior estadiada do tipo VCR (Vertebral Column ressection) para o tratamento do caso. Discutimos o uso da técnica, suas potenciais complicações e a evolução do caso durante e após o tratamento.

Conclusão

Apresentamos um caso de cifoescoliose congênita grave na transição tóraco-lombar, que, após um primeiro procedimento, evoluiu para pseudoartrose. Foi então reabordado em um segundo procedimento, o qual foi dividido em três tempos (quando foi realizado a
ressecção completa da hemivértebra). Obtivemos correção satisfatória e bom equilíbrio de tronco no plano coronal e sagital. A monitorização da função neurológica é muito importante para as correções de grande magnitude, uma vez que a taxa de complicações nessas grandes correções é alta.

Arquivos

Área

Deformidade na criança

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

RÉJELOS CHARLES AGUIAR LIRA, CARLOS AUGUSTO BELCHIOR BITENCOURT JUNIOR, GUSTAVO ALVES TOSTES, RAPHAEL DE REZENDE PRATALI, CARLOS EDUARDO GONÇALES BARSOTTI, FRANCISCO EUGÊNIO PRADO, CARLOS EDUARDO ALGAVES SOARES DE OLIVEIRA