18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS METÁSTASES VERTEBRAIS

Objetivo

Avaliar as complicações do tratamento cirúrgico no grupo de pacientes com metástase da coluna vertebral, compressão epidural e submetidos ao tratamento cirúrgico.

Metodologia

Trata-se de estudo retrospectivo comparativo (nível de evidência III), que avaliou 96 pacientes com metástase da coluna vertebral, submetidos ao tratamento cirúrgico. As complicações intra e pós-operatórias foram obtidas dos prontuários dos pacientes e correlacionadas com características clínicas: tipo de tumor, localização do tumor, déficit neurológico, idade, número de vértebras acometidas, escala de Tokuhashi, escala de Tomita, escala de performance de Karnofsky e tipo de abordagem.

Resultados

As complicações do tratamento cirúrgico foram observadas em 29 (30,20 %) pacientes. A infecção da ferida operatória foi a complicação mais frequente e observada em 15% dos pacientes.

Conclusões

O tratamento cirúrgico das metástases da coluna vertebral apresenta complicações em cerca de 30% dos pacientes, e a sua ocorrência deve ser considerada na elaboração do tratamento frente aos riscos e benefícios para a obtenção dos objetivos do tratamento.

Área

Tumor e Infecção na coluna vertebral

Instituições

USP - RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

Vinicius NOGUEIRA Toledo, HERTON RODRIGO TAVARES COSTA, VITOR REGATIERI CASAGRANDE, LEONARDO RIBEIRO NASCIMENTO, ROBSON CRUZ OLIVEIRA, THALES Vinicius GONÇALVES, MANFRYNI Vinicius FREITAS, ANDRE PEREIRA ALVES, HELTON LUIZ APARECIDO DEFINO