18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Hemangioma Epitelioide na coluna vertebral - relato de caso

Introdução

Hemangioma é uma neoplasia vascular benigna ou malformação vascular de origem endotelial. Em tecido mole, os aspectos clínicos mais comuns são de uma lesão papular ou nodular avermelhada, resiliente à palpação, com superfície moriforme ou lisa e assintomática. (MILLS, 2004)
O hemangioma epitelióide (HE), originalmente descrito como hiperplasia angiomatosa epitelióide com eosinofilia, é um raro tumor mesenquimal de origem vascular e de característica benigna, embora localmente agressivo (WELLS, 2014). Este tumor, usualmente, é uma massa de coloração entre marrom e vermelho, que usualmente se forma na pele da cabeça, pescoço ou extremidades. E, ocasionalmente, pode se formar em tecidos moles profundos, ossos e vísceras (WHO, 2020), (OLSEN, 1985).

Relato de caso

Paciente masculino, 19 anos, com queixa de dorsolombalgia crônica e recorrente, sem sinais ou sintomas neurológicos. Realizada investigação complementar, apresentando, à ressonância magnética, lesão expansiva em vértebra L1, com extensão ao muro posterior e pedículos. No estadiamento da lesão, biópsia vertebral evidenciou o diagnóstico de hemangioma epitelioide intra-ósseo, rara lesão de etiologia vascular e comportamento localmente agressivo. Após avaliação multidisciplinar, optou-se por tratamento intervencionista com embolização da lesão (Figura 1). Paciente apresentou controle da dor local e, em 04 anos de seguimento, a lesão não apresentou crescimento.

Conclusão

Este tipo de tumor é considerado benigno, sendo, em sua maioria, assintomático e, quando localizados na coluna vertebral, encontra-se, tipicamente, isolado no corpo vertebral. Entretanto, 1% dos casos apresentam sintomas de dorsolombalgia crônica ou comprometimento neurológico, e em casos mais agressivos, os hemangiomas podem ocasionar deformação vertebral, gerando compressão nervosa, o que não ocorreu neste caso devido à intervenção precoce. Assim, embora seja uma patologia rara, a suspeita clínica e abordagem precoces melhoram os resultados do tratamento dos hemangiomas intra-ósseos, proporcionando um prognóstico favorável, impedindo a progressão para sintomatologias neurológicas.

Arquivos

Área

Tumor e Infecção na coluna vertebral

Instituições

Hospital Unimed Primavera - Piauí - Brasil, Universidade Estadual do Piaui - Piauí - Brasil

Autores

Denise Marques Costa Pereira da Silva , Francisco Vinicius Teles Rocha, Frederico Araújo Leite, Hugo José Sousa Sales da Silva