Dados do Trabalho
Título
Fratura de Processo Odontoide e Luxação Unilateral de Faceta Subaxial: Relato de Caso
Introdução
Fraturas cervicais altas representam cerca de 70% das fraturas cervicais e estão associadas a outras fraturas na coluna cervical em até 30% das vezes. As fraturas de processo odontoide sozinhas representam 5% a 15% das fraturas da coluna vertebral.
Relato de caso
Paciente, 30 anos de idade, sexo feminino, apresentando fratura de processo odontoide de C2 tipo II por Anderson e D’Alonzo, com luxação unifacetária ao nível de C5-C6. Paciente vítima de trauma automobilístico, com status neurológico Asia-E. Submetida a tratamento cirúrgico de ambas condições em tempo cirúrgico único por acesso anterior de Smith & Robinson. Incisão de pele ao nível da cartilagem tireoide (C5). Redução de fratura de odontoide e fixação com 01 parafuso canulado. Redução de luxação unifacetária ao nível de C5-C6 por mesma via com substituição de disco intervertebral por dispositivo intersomático e fixação anterior com placa bloqueada e parafusos, assim como aposição de enxerto ósseo tricortical. Paciente liberada para movimentação livre em pós-operatório imediato. Sem alteração neurológica. Relatando apenas discreta disfagia com resolução espontânea após alguns dias.
Conclusão
Caso relatado apresenta uma possibilidade de resolução pouco invasiva, com resultado satisfatório para um caso complexo de fratura de processo odontoide associada a luxação unifacetária de coluna cervical sub-axial.
Arquivos
Área
Trauma na coluna vertebral
Instituições
Instituto Dr.José Frota - Ceará - Brasil
Autores
Márcio Coelho Parahyba Júnior, Márcio Coelho Parahyba