18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

TÉCNICA ENDOSCÓPICA PARA DESCOMPRESSÃO CERVICAL POSTERIOR ASSISTIDA POR NAVEGAÇÃO O-ARM

Introdução

A técnica endoscópica de descompressão cervical por foraminotomia posterior é um procedimento minimamente invasivo bem estabelecido na cirurgia para radiculopatias cervicais.
Apresentando vantagens como mínimo dano tecidual, rápida recuperação pós operatória, minimização de custos em diárias hospitalares e preservação da mobilidade do segmento por descartar necessidade de instrumentação, a técnica tem sido adotada por cada vez mais cirurgiões. Tais vantagens por vezes tem esbarrado em limites impostos pela curva de aprendizado na técnica , que tende a ser mais desafiadora em sua aplicação cervical.
O uso de uma imagem tridimensional auxiliar , proporcionada pelo uso de navegação tomográfica móvel O-Arm, acrescenta maior segurança ao cirurgião, com adicional de uma navegação segura entre estruturas, levando em conta procedimentos realizados na transição cervico-toracica em que a fluoroscopia muitas vezes mostra-se um desafio para visualização do nível e ponto de incisão corretos.

Relato de caso

Paciente masculino de 57 anos, com história de cervicobraquialgia a esquerda, por hérnia de disco cervical C6/C7 foraminal esquerda, evoluiu com falha de tratamento conservador, apresentando déficit motor progressivo em triceps , dor intratável e hipotrofia muscular em território C7. Indicado tratamento cirúrgico com descompressão por via endoscópica posterior. Para realização da abordagem foi utilizada navegação tomográfica móvel O-Arm para localização do nível operatório e o local da incisão , com o auxílio das reconstruções sagitais visando a faceta alvo e as reconstruções axiais apontando sobre a junção lamino-facetária. Em seguida, foi feita uma incisão de 0,7 cm a pele e a fáscia cervical. Inserção sem corte de um dilatador na articulação facetária monitorado pela navegação tomográfica. Inserção sem corte de um dilatador na articulação facetária monitorado pela navegação tomográfica. Após a inserção do endoscópio a operação foi realizada sob controle visual em fluxo de fluido contínuo com solução salina 0,9%. Depois da limpeza do tecido mole na articulação com radiofrequência bipolar as margens das laminas superior e inferior e o ponto médio facetário foram identificados. A foramintomia foi realizada com a utilização de shaver diamantado.Ligamento amarelo foi aberto e então, a borda lateral da medula espinhal e a raiz nervosa foram identificados. O fragmento herniário foi removido sob a proteção da cânula de trabalho. Após o procedimento foi realizada nova reconstrução tomográfica evidenciando a foraminotomia confirmando a descompressão local. Paciente evoluiu com melhora completa da dor e retorno total de função motora e sensitiva, sem complicações .

Conclusão

Descompressão posterior endoscópica assistida por navegação O-arm é uma ferramenta precisa, segura, eficaz e minimamente invasiva para o tratamento da radiculopatia cervical.
A navegação proporciona uma referência em tempo real para ajuste do campo de descompressão, auxiliando manutenção da estabilidade segmentar.

Arquivos

Área

Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral

Instituições

Endoclínica Campinas - São Paulo - Brasil, Instituto da Coluna de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Rafael Barreto Silva, Rafael Belloni Cabral, José Carlos Barbi Gonçalves, Luiz Henrique Mendes dos Santos, Maria Aparecida Tonussi, Alexandre Phillipe Boss Jaccard, Ricardo André Acácio dos Santos