Dados do Trabalho
Título
HEMORRAGIA SUBARACNÓIDEA INTRA-CRANIANA ESPONTÂNEA NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA TOTALMENTE ENDOSCÓPICA DA COLUNA CERVICAL – RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA
Introdução
A doença degenerativa da coluna cervical pode evoluir com síndromes mielo-radiculares graves. Nos casos de dores intratáveis e ou na presença de déficits neurológicos a intervenção cirúrgica pode ser necessária. Diversas técnicas cirúrgicas são descritas no seu tratamento. Recentemente a descompressão posterior por via totalmente endoscópica tem se tornado uma excelente opção de tratamento para os casos que evoluem com síndrome radicular refratária.
Relato de caso
O presente artigo faz uma breve revisão da literatura e relata o caso de uma paciente do sexo feminino de 52 anos com quadro de cérvico-braquialgia à esquerda, associada a déficit sensitivo e motor da raiz de C7, secundária a hérnia de disco cervical C6-7. No intra operatório foi evidenciada pequena lesão de dura mater. No pós-operatório imediato paciente apresentou melhora importante da dor radicular, entretanto teve queixa de cefaleia e diplopia. Ao exame físico apresentava paresia do músculo reto lateral direito denotando um provável acometimento do nervo abducente. Submetida a exame de tomografia de crânio que evidenciou extensa hemorragia subaracnóidea, com inundação ventricular e hidrocefalia. A investigação vascular intracraniana descartou a possibilidade de aneurismas ou malformações vasculares.
Conclusão
A despeito da gravidade do quadro, paciente apresentou boa evolução clínica, sem novas intercorrências ou necessidade de intervenção cirúrgica. O presente artigo discute as complicações apresentadas, assim como uma revisão da literatura sobre a cirurgia totalmente endoscópica da coluna cervical.
Arquivos
Área
Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral
Instituições
SANTA CASA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
Autores
MARCOS VAZ DE LIMA, ENRICO SALOMÃO IORIATTI , MARCO MOSCATELLI, ANTONIO ROTH VARGAS