Dados do Trabalho
Título
ESTUDO PRELIMINAR DAS CONDIÇÕES PRESSÓRICAS DO FLUIDO DE IRRIGAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO NA CIRURGIA TOTAL-ENDOSCÓPICA DA COLUNA
Objetivo
Demonstrar que através da lesão dural o fluido de irrigação é introduzido no espaço subdural ao invés de saída de líquor para o espaço epidural.
Metodologia
Estudo prospectivo de 12 casos operados pelo mesmo cirurgião no mesmo hospital, sendo aferidas as pressões dentro do canal de trabalho durante o intra-operatório.
Resultados
Obtivemos uma média de pressão dentro do canal de trabalho de 24,5 mmHg.
Conclusões
O sentido do fluxo de líquido, em uma eventual lesão de dura mater nesse tipo de cirurgia, é inverso. Não há vazamento de líquor para o espaço epidural e sim uma entrada de fluido no subaracnóideo.
Nesse tipo de técnica não ocorre sangramento venoso uma vez que o AT tem pressão hidrostática maior que a pressão venosa. Na utilização de fresa com exposição da medula óssea também não se verifica sangramento. Constatamos apenas sangramento arterial nessa cirurgia.
Nesse procedimento na abertura de veias e medula óssea deve-se ter em mente que há injeção de fluido de irrigação no sistema venoso.
Arquivos
Área
Novas Tecnologias aplicadas na Cirurgia da Coluna vertebral
Instituições
SANTA CASA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
Autores
MARCOS VAZ DE LIMA, ENRICO SALOMÃO IORIATTI, MARCO MOSCATELLI, ANTONIO ROTH VARGAS