18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

A COLUNA LOMBAR DO ATLETA DE REMO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Objetivo

Revisar de forma integrativa o conteúdo científico referente a coluna lombar de atletas de remo e checar os aspectos dessa temática.

Metodologia

Este trabalho usou como método de pesquisa a revisão integrativa da literatura, a qual permite a análise de pesquisas e trabalhos científicos pertinentes que são base para uma tomada de decisão, possibilitando a síntese do estudo do conhecimento. Assim, foi adotado uma pesquisa avançada com base nos descritores selecionadas segundo o sistema de metainformação médicos em língua inglesa MeSH: “Vertebral Column”, “Lumbar Vertebrae”, “Low Back Pains” e “Back Pains”, “Water Sport” e “Rowing”. Bases de dados utilizadas: MEDLINE via PubMed, LILACS e GALE ACADEMIC ONEFILE. Buscou-se apenas artigos que estivessem dentro do período dos últimos 5 anos (2017-2022). Foram encontrados 174 artigos e selecionados apenas 14.

Resultados

A dor nas costas é comum na população em geral, não é diferente entre os atletas, principalmente o acometimento da região lombar. Entre os diferentes esportes o remo tem a maior prevalência de acometimento da lombar, podendo acometer até 94% dos atletas ao longo da vida. Além disso, a coluna lombar é a que tem maior frequência de lesões nesse esporte, variando de 38% a 55%, sendo o gênero masculino o que apresenta maior risco relativo. As causas da lesão da coluna lombar em remadores estão relacionadas ao maior volume de treinamento e competições, sendo os períodos de maior números de treinos semanais (3 ou mais) relacionados a maior índice de lesões (92,9%) e maior remodelação dos discos intervertebrais. Além disso, os tipos de ergômetros utilizados para treinos, a negligência e os julgamentos de atletas que relatam a dor e a possível relação da morfologia do corpo que altere a rotação interna da articulação do quadril, são outras possíveis causas. As consequências geradas por esse problema são diversas, como o deslocamento da atividade muscular em altas intensidade, uma cinemática distinta e alteração da coordenação, prejudicando atividade muscular, um recrutamento eficiente e o movimento correto. Esses fatores comprometem o desempenho e podem até promover a aposentadoria antecipada desses atletas. Estratégias utilizando uma adequada gestão de treinamento e competição são vistas como primordiais para a prevenção e combate às patologias da região lombar em remadores. Outro fator importante é avaliação clínica detalhada é a recomendação para busca de adequadas medidas de prevenção e tratamento.

Conclusões

A coluna lombar é a região mais acometida nos atletas de remo. Assim, essa região deve ser compreendida para uma adequada prática esportiva, promoção de saúde, estímulo ao melhor desempenho esportivo. Portanto, fatores que favorecem uma prevenção e combate da patologia lombar devem ser encorajados, como uma melhor gestão e uma participação mais eficiente da equipe médica no combate as dores e lesões nos remadores.

Área

Deformidade no adulto

Autores

Igor Almeida Teixeira da Silva de Figueiredo, Matheus Barros Lisboa, Hilton Carvalho Sena, Marcos Ranieri Dias, Marcelo Antony Dantas de Veiga Cabral, Ytalo Magalhães Miranda