18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DE QUALIDADE DE VIDA PRÉ-OPERATORIOS EM UMA POPULAÇÃO COM ESTENOSE LOMBAR

Objetivo

correlacionar os quatro questionários de qualidade de vida: Oswestry Disability Index (ODI), SF-36, Swiss Spinal Stenosis Questionnaire (SSS), EQ-5D em pacientes que ainda não foram submetidos a tratamento cirúrgico de estenose lombar

Metodologia

quarenta pacientes com diagnóstico de estenose lombar acompanhados em um hospital universitário responderam quatro questionários de qualidade de vida em uma consulta pré-operatoria. Os escores de cada questionário foram tabelados e posteriormente comparados. Na análise estatística, foi realizada a correlação de Spearman.

Resultados

O Oswestry (ODI) apresentou uma média de 44,9. O PCS do SF-36 apresentou uma média de 29,9. Já o MCS apresentou média de 41,3. O questionário Swiss Spinal Stenosis, suas subdivisões apresentaram: SSS (sintomas) média 3,2; SSS (dolorosos) média 3,62; SSS (neuroisquêmicos) média 2,65; SSS (função física) média 2,6. O EQ-5D apresentou média de 0,491.
Quando realizada a análise estatística das possíveis correlações entre os questionários , o ODI apresentou correlação inversa absoluta com o PCS do SF-36 (r = 0,441), além do EQ-5D, onde encontrou relação absoluta de 0,564. Já quando correlacionado com os escores do questionário suíço, apresentou correlação direta com sintomatologia geral e função física, 0,443 e 0,577. Todos com p<0,05.
O SF-36 apresentou, ao correlacionar o PCS com o SSS, uma correlação inversa com os sintomas gerais e de dor mecânica, além da função física. Porém a mesma correlação não foi encontrada com o EQ-5D. A saúde mental (MCS) por outro lado, apresentou correlação direta com o EQ-5D (r=0,549).
O questionário suíço apresentou correlação inversa com o EQ-5D quando foi levada em consideração a sintomatologia geral e dor mecânica, além da função física. Também foi possível observar essa correlação com o PCS do SF-36. Quando foi avaliado o subgrupo de sintomas neuroisquêmicos isoladamente, não foi encontrada correlação nem direta nem inversa com nenhum outro questionário.
Conforme já demonstrado , o EQ-5D foi o questionário que apresentou as melhores correlações com os demais questionários, apresentando relação absoluta direta ou inversa acima de 0,5. A exceção foi com o subgrupo PCS do SF-36, e os sintomas neuroisquêmicos do questionário suíço.

Conclusões

Quando comparados em uma população com estenose lombar pré-operatória, os questionários de qualidade de vida apresentaram boa correlação, sendo possível a utilização de um questionário mais simples e direto como o EQ-5D para avaliação destes pacientes com um desfecho aceitável. Mais estudos são necessários para que se possa consolidar questionários mais simples e objetivos como exequíveis e com bons resultados para a estenose lombar.

Área

Ciência básica na coluna vertebral

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - São Paulo - Brasil

Autores

SYLVIO NETO MISTRO, EMILIO CRISOSTOMO LIMA VERDE, MAURICIO COELHO LIMA , ANDRE ROSA FRAZAO, IVAN GUIDOLIN VEIGA, MARCOS ANTONIO TEBET, WAGNER PASQUALINI, PAULO TADEU MAIA CAVALI, MARCELO ITALO NETO RISSO