Dados do Trabalho
Título
Estudo comparativo entre infiltração medicamentosa epidural em coluna e a fisioterapia para tratamento de lombociatalgia: Uma Revisão de literatura
Objetivo
Esse trabalho tem como objetivo principal, avaliar as diferenças nos resultados clínicos, dos paciente com quadro de lombociatalgia, tratados com fisioterapia convencional e com bloqueios epidurais de coluna, através de uma revisão de literatura dos principais artigos ja publicados sobre essas técnicas de tratamento.
Metodologia
A seleção dos estudos foi realizada através de busca em bancos de dados online como: Scielo, Pubmed e MedLine, com base nos critérios: ano de publicação entre 2005 e 2022; publicados em inglês, artigos com textos completos e revistas de impacto. Foram selecionados 36 artigos para leitura minuciosa do total de 361 artigos publicados em periódicos, dentre esses foram incluídos 16 que são referenciados no presente texto.
Resultados
De forma consensual os autores analisados relatam que existem três vias utilizadas para a infiltração medicamentosa na coluna sendo estas: A lombossacral caudal, a interlaminar e a transforaminal.
O aumento do índice de injeções peridurais tem sido visível, o que segundo Manchikant, Ruan e Gupta1 é justificado pelo crescimento da dor lombar crônica.
As complicações e reações adversas desses procedimentos são variadas e incluem: cefaleia vasopressora causando síncope, punção dural, hematoma, abcesso epidural, meningite bacteriana 6,7,8. Boxem et al.9 encontraram em seu estudo uma incidência de 9,6% de complicações por injeção e 16,8% de complicações totais. Outros efeitos podem ser associados a utilização dos corticosteroides que são citados como: ganho de peso, retenção de líquidos, hiperglicemia, osteoporose e necrose óssea. 6,7,8.
Diante das desvantagens apresentadas e com o objetivo de proporcionar melhores terapêuticas de controle da dor, diversas técnicas regularmente têm sido desenvolvidas.
A fisioterapia é considerada um tratamento conservador, sendo na maioria das terapêuticas associada a outras técnicas. É recomendada para pacientes com dor leve e moderada9,10.
A radiofrequência pulsada como uma das técnicas de fisioterapia tem se mostrado promissora no controle da dor, quando direcionada ao gânglio da raiz dorsal adjacente tem sido indicada para o tratamento de dores radiculares11,12.
O efeito analgésico da radiofrequência pulsada se apresentou mais longo quando comparado a injeção peridural de corticosteroide.
Conclusões
A injeção de esteróide no espaço epidural tem sido uma terapêutica utilizada há bastante tempo, no entanto nem sempre apresenta resposta muito eficaz, sendo assim a utilização da fisioterapia e radiofrequência pulsada tem sido considerada como alternativas no controle da dor.
Após a obtenção e análise de dados concluímos que cientificamente a utilização da fisioterapia e radiofrequência pulsada tem se mostrado promissora, no entanto ainda são necessários mais estudos que comprovem sua eficácia no controle da dor, sendo atualmente indicada como forma de associação a terapia farmacológica.
Arquivos
Área
Degenerativa lombar
Instituições
DOT - UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
Ricardo César Côrtes De Bom, RIAN SOUZA VIEIRA, LUIZ HUMBERTO FARIA BARBOSA, GUILHERME JOSE COELHO DIAS, EROTIDES VILAS BOAS NETO