Dados do Trabalho
Título
Avaliação da correção da curva coronal no tratamento da escoliose neuromuscular pela técnica de fixação bipolar com uso de material convencional
Objetivo
A escoliose neuromuscular normalmente requer tratamento cirúrgico, por ser progressiva e causar diversas morbidades quando não tratada. O tratamento cirúrgico, costuma ser bastante invasivo, acarretando muitas complicações no pós-operatório. Sob esta demanda, tem crescido o interesse de diversos centros por técnicas menos invasivas, que diminuam as complicações do tratamento, sem perder significativamente a eficácia.
O objetivo deste trabalho foi analisar a correção das curvas de pacientes com escoliose neuromuscular operados com técnica de fixação bipolar com uso de materiais convencionais, comparando os resultados obtidos com os descritos na literatura.
Metodologia
Foram analisadas as correções das curvas principais, das radiografias panorâmicas da coluna, realizadas no período pré-operatório e pós-operatório nos pacientes submetidos a técnica minimamente invasiva denominada bipolar utilizando material convencional para o tratamento da escoliose neuromuscular.
Todos os pacientes foram submetidos ao tratamento cirúrgico com utilização de tração halo-femoral durante o procedimento. Foi realizada a fixação da coluna em sua região torácica proximal e na pelve, com uso de parafusos de fixação de ilíacos convencionais. A síntese da coluna proximal e dos ilíacos foi conectada com uso de hastes e conectores tipo "dominó", sendo realizadas manobras de "distração" e manipulação do tronco para obtenção da correção da escoliose.
Resultados
Foram realizadas 8 cirurgias, no período de janeiro de 2020 a Junho de 2021. A média de idade dos pacientes foi 10 anos (variando de 5 a 15) . A média do ângulo da maior curva no plano coronal foi de 94 graus (variando de 43,8 a 142) . A média do ângulo da curva final foi de 42 graus variando de (15,1 a 99,7). Dessa forma houve uma melhora de 52 graus em média, o que corresponde a uma correção de 55%.
Conclusões
O uso do material convencional para a realização da fixação bipolar mostrou-se alternativa eficaz para a correção da escoliose neuromuscular, com resultados de correção radiográfica semelhantes aos descritos na literatura internacional com o uso de materiais especiais. A utilização de materiais convencionais para a realização desta cirurgia apresenta vantagens como menor custo e maior disponibilidade em diferentes regiões.
Arquivos
Área
Deformidade na criança
Instituições
HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
RODRIGO JOSÉ FERNANDES COSTA, GUSTAVO BORGES LAURINDO AZEVEDO, MARCEL OLIVEIRA NASCIMENTO, LUIZ EDUARDO PEREIRA COSTA ASSIS ALMEIDA, ANTONIO CARDOSO PAIVA, DIOGO RAMOS NORONHA