Dados do Trabalho
Título
COMO OS CIRURGIOES DE COLUNA TRATAM A HÉRNIA DISCAL LOMBAR EXTRUSA: UM PANORAMA BRASILEIRO
Objetivo
Examinar a preferência técnica cirúrgica e as variáveis que influenciam o processo de decisão por cirurgiões de coluna brasileiros frente a um caso hipotético de doença discal lombar.
Metodologia
Foi realizado survey analítico desenvolvido a partir de um questionário contendo 10 perguntas objetivas, subjetivas e imagens de ressonância nuclear magnética de um caso clinico hipotético de doença degenerativa discal lombar no nível L5-S1, com extrusão do material discal, em que o suposto paciente, sexo feminino, de meia – idade (55anos), sem outras comorbidades, praticante regular de corrida, cursava com lombalgia crônica não limitante e ciatalgia em membro inferior direito há 6 semanas, além de déficit sensitivo no dermatomo de S1. Possibilidades de tratamento conservador mostravam-se esgotadas e informou-se que radiografia dinâmica em perfil da coluna lombar evidenciava anterolistese de 3mm de L5 sobre S1 .Foi enviado a 90 cirurgiões de coluna brasileiros. Questionamos qual seria a primeira e segunda opção, além de qual seria a escolha se todas as técnicas cirúrgicas apresentadas estivessem disponíveis. Os fatores que pudessem influenciar a decisão avaliados foram: tempo de exercício da especialidade, estado e local de atuação, custo global do procedimento e percepção sobre a inovação tecnológica.Pediu-se ao participante para selecionar sua primeira e segunda de opção de tratamento,
Resultados
O questionário foi respondido por 70% dos cirurgiões convidados. Não se observou variação geográfica significativa nas escolhas técnicas realizadas, tampouco o tempo de formação mostrou diferenças estatísticas (p>0.005)
A atuação no serviço privado revelou influenciar a escolha pela técnica (p < 0.005), assim como a crença no melhor desfecho clinico em detrimento ao custo global do procedimento (p<0.005).
Conclusões
A escolha da técnica cirúrgica frente á doença discal lombar esta relacionada ao tipo de serviço de atuação. Tempo de exercício da especialidade não afetou as escolhas. A crença no melhor desfecho do caso se revelou uma importante variável nas decisões.
Arquivos
Área
Ciência básica na coluna vertebral
Autores
SYLVIO NETO MISTRO, WALLACE OSEIAS NASCIMENTO, ANDRE ROSA FRAZAO, MAURICIO COELHO LIMA, MARCOS ANTONIO TEBET, PAULO TADEU MAIA CAVALI, WAGNER PASQUALINI, MARCELO ITALO NETO RISSO