18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

Há relação entre nivel e gravidade da lesão e a necessidade de traqueostomia em TRM cervical? Uma coorte retrospectiva.

Objetivo

O objetivo do presente estudo é analisar, dentre as vítimas de TRM cervical, se há correlação entre o nível da fratura e /ou o grau da lesão (quantificado através da escala ASIA- American Spinal Injury Association) com a necessidade de traqueostomia.

Metodologia

Coorte retrospectiva em que se analisaram 39 pacientes vítimas de TRM cervical operados entre janeiro de 2019 e dezembro 2020, em um hospital universitário da região nordeste do Brasil. As informações foram obtidas do prontuário eletrônico pelo menos 12 meses após a cirurgia . Dados epidemiológicos foram também coletados.

Resultados

Dos 39 pacientes com lesão traumática cervical, 18 receberam classificação ASIA A; destes, 8 necessitaram de traqueostomia perfazendo 20% do total e 44 % entre os ocientes ASIA A. No que diz respeito ao nivel da lesão, observamos uma predominância em C5 (50%) e C6 (37,5%).

Conclusões

Relacionar o nível da lesão com a necessidade de traqueostomia pode otimizar o tratamento do paciente e o uso de recursos hospitalares. O levantamento realizado mostrou que quase metade dos casos de trauma raquimedular funcionalmente tetraplégicos evoluem com a necessidade de traqueostomia; observou-se que mesmo lesões subaxiais mais baixas como fraturas em C6 podem implicar necessidade de suporte ventilatorio e traqueostomia. Estudos prospectivos e com n mais significativo deverão confirmar os achados aqui evidenciados.

Área

Trauma na coluna vertebral

Autores

Denise Marques Costa Pereira da Slva, Gustavo Sousa Noleto, Carolina Queiroz Feijó, Matheus Rodriques Corrêa, Vitor Melo Rebelo