Dados do Trabalho
Título
Análise tridimensional da marcha em pacientes com mielopatia cervical submetidos a procedimento cirúrgico.
Objetivo
Avaliar e correlacionar o impacto da cirurgia descompressiva na melhora da qualidade da marcha pré e pós procedimento cirúrgico, em indivíduos diagnosticados com MEC.
Metodologia
A avaliação tridimensional da marcha foi realizada em indivíduos pré procedimento cirúrgico, 3 meses, 6 meses e 1 ano após o procedimento cirúrgico. Os indivíduos foram avaliados através de um sistema de oito câmeras de emissão infravermelha e duas plataformas de força. Para a captura do movimento, o sistema faz uso de dois tipos de marcadores: os marcadores de referência ou anatômicos e os marcadores de rastreamento, totalizando 17 marcadores. Cada indivíduo avaliado deambula pelo menos cinco vezes em toda a extensão da passarela, realizando entre oito e 12 passadas em cada volta, de acordo com o tamanho do seu passo.
Resultados
Após a análise dos dados, observamos que em relação ao GPS pré-operatório, não houve diferença no GPS no período pós-operatório para as variáveis Total Geral, Tornozelo flexão e extensão, Pelve inclinação, Quadril abdução e adução, Pelve rotação e Pé progressão. Houve diferença do GPS da Pelve Obliquidade aos 3 e 6 meses, em relação ao pré-operatório e do GPS do Quadril flexão e extensão, Joelho flexão e extensão e Quadril rotação no período pós-operatório tardio, em relação ao pré-operatório.
Conclusões
A análise tridimensional da marcha em pacientes diagnosticados com MCE é de extrema importância para quantificar a melhora do padrão de marcha e assim traçar o melhor objetivo e conduta de tratamento
Arquivos
Área
Degenerativa cervical
Autores
Thabata Pasquini Soeira, Alexandry Carvalho, Arielli Souza Maximo, Carlos Fernando Herrero