18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM CIRÚRGICA DE LESÕES CERVICAIS SUB-AXIAIS: RELATO DE TRÊS FRATURAS-LUXAÇÕES ENVELHECIDAS

Introdução

As lesões sub-axiais traumáticas da coluna cervical são comuns, com as fraturas-luxações correspondendo a 75% das lesões daquela topografia. No entanto, há uma taxa de sub-diagnóticos, em torno de 5%, relacionados a diferentes problemas, como exames de imagem inadequados, sintomatologia inicial pobre, e priorização de outras lesões em pacientes vítimas de politraumatismo. O diagnóstico tardio, sobretudo após um período de 3 semanas, traz desafios no tratamento, visto que estas lesões passam a ser classificadas como envelhecidas, os sintomas podem se tornar mais evidentes, de forma que esses pacientes sofrem com cervicalgia persistente, podendo inclusive estar sobre risco de lesão da medula espinhal ou das raízes nervosas, devido a estenose do canal medular. As abordagens cirúrgicas das lesões agudas normalmente são realizadas por via única, visto que há mais facilidade na redução das lesões. O mesmo não ocorre em lesões envelhecidas que, muitas vezes, necessitam de mais uma abordagem devido à grande dificuldade técnica em sua redução.
O objetivo é relatar a conduta cirúrgica com duplo acesso e três abordagens em pacientes portadores' de fraturas-luxações cervicais envelhecidas.

Relato de caso

Os três pacientes foram abordados por via anterior para discectomia e flexibilização anterior da coluna cervical, seguindo-se de abordagem posterior para redução da luxação facetária e instrumentação com parafusos de massa lateral, finalizando então com nova abordagem anterior para colocação de espaçador intersomático, não sendo utilizadas imobilizações pós-operatórias.
O alinhamento adequado e estabilidade vertebral foram obtidas nos três pacientes sem deterioração neurológica. A fusão intersomática e posterior foi alcançada em todos os pacientes com 6 meses de evolução pós-operatória, sem complicações clínicas importantes.

Conclusão

A abordagem cirúrgica através de duplo acesso e três abordagens da coluna cervical é uma opção no manejo de pacientes com fraturas-luxações da coluna cervical sub-axial envelhecidas com resultados satisfatórios para as dificuldades encontradas.

Área

Trauma na coluna vertebral

Autores

Lucas Silveira do Nascimento, Arthur Sampaio Façanha, Luis Otávio Sampaio Façanha, Fernando Antonio Mendes Façanha Filho