24° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

OCLUSÃO PERCUTÂNEA PARA CORREÇÃO DE FORAME OVAL PATENTE (FOP): ESTUDO DE SÉRIE DE CASOS

Resumo estruturado

OCLUSÃO PERCUTÂNEA PARA CORREÇÃO DE FORAME OVAL PATENTE (FOP): ESTUDO DE SÉRIE DE CASOS
Introdução: O forame oval é uma estrutura anatômica necessária durante a fase gestacional, mas que em 30% da população permanece aberta. A persistência do forame oval patente está associado a quadros de enxaqueca, síndrome descompressiva em mergulhadores e principalmente à formação de êmbolos implicando em AVC criptogênico. As opções para tratamento e prevenção de embolia criptogênica são a administração de medicamentos (antiagregantes plaquetários e anticoagulantes), no fechamento cirúrgico ou percutâneo com próteses. Neste estudo, descrevemos os relatos de 4 casos de oclusão percutânea do forame oval patente, analisando a eficácia do procedimento na prevenção de riscos e de eventos ou morte por FOP. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Baseado nos dados encontrados, verificou-se que a idade dos pacientes variou de 16 a 69 anos, expondo uma média de 41,7 anos, sendo 75% dos casos representado pelo sexo feminino e 25% dos casos representado pelo sexo masculino. Normalmente, o forame oval patente não causa sintomatologia a não ser que ocorra um episódio de embolização, ocasionando um AVCi. Todos os casos encontrados deram entrada no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha, devido episódio de AVCi. Nas cirurgias, após assepsia e antissepsia, realizou-se a punção da veia femoral direita, em seguida introdução de balão de medição do defeito do septo, introdução de cateter e sistema de introdutores para fechamento de FOP. Realizou-se estudo angiográfico e ecocardiográfico (eco transesofágico) do defeito congênito. Introdução do sistema de liberação e da prótese oclusora do FOP e liberação do oclusor com resultado satisfatório, corrigindo o shunt. Finalizaram-se as cirurgias com retirada do sistema e dos introdutores e realização do curativo.
CONCLUSÂO: Diante disso, constata-se que os forames ovais patetes apresentam alta incidência em adultos, preferencialmente em mulheres sendo o avc isquêmico sem causa definida a complicação potencial mais importante e recorrente. Apesar de o tratamento de pacientes com Avc isquêmico com FOP ainda não ser consenso, a cirurgia de oclusão percutânea com prótese é um procedimento eficaz e que acarreta menor morbidade e prevenção de complicações decorrentes do forame oval patente.
PALAVRAS-CHAVE: Forame Oval Patente, Shunt, Oclusão

Palavras-chave (de 3 a 5)

Forame Oval Patente, Shunt, Oclusão

Área

Cirúrgico

Autores

Raimundo Eliezio de sousa neto eliezio neto, Samuel Soares Eduardo samuel soares, Paulo Marcelo Barbosa Mesquita paulo mesquita, Itamar Alves Araújo ITAMAR ARAUJO