24° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO SOBRE O IMPACTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CARDIOLOGIA EM UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO CEARÁ

Resumo estruturado

INTRODUÇÃO: No ensino médico, é comum a procura por diversas metodologias para otimizar o aprendizado, especialmente de áreas complexas, como a Cardiologia. Embora a busca por metodologias alternativas seja essencial para manter constante o interesse dos alunos, ainda há uma carência nas universidades do seu uso em aulas curriculares. Desse modo, o programa de iniciação à docência de cardiologia do curso de medicina da UFC – campus Sobral trouxe aulas extracurriculares focando no ensino da cardiologia baseado na discussão de casos clínicos e métodos de memorização como forma de facilitar o aprendizado dos alunos da disciplina. Para avaliar a eficácia desses métodos e tentar aperfeiçoá-los, fez-se necessário saber a opinião dos alunos. OBJETIVOS: Avaliar a contribuição da Monitoria de Cardiologia (MC) sobre o aprendizado dos estudantes de medicina e quantificar a utilização do Manual de ECG (MECG) criado pelos monitores. MÉTODOS: Trata-se de um estudo seccional, realizado na Faculdade de Medicina da UFC – campus Sobral, por meio de um questionário com 5 perguntas para estudantes de medicina do 5º semestre, avaliando certos aspectos da MC: contribuição dos monitores no ensino; didática e qualidade do material apresentado em sala de aula; utilização do MECG; contribuição deste material no aprendizado; além de sugestões para melhorias. 30 alunos participaram do estudo, de uma amostra de 41. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Em relação a contribuição dos monitores para o ensino de cardiologia, baseado em uma nota de 0 a 10, 73% dos alunos assinalaram uma contribuição de 8 a 10; 20% de 6 a 7; e 6% de 1 a 5. Sobre a didática e a qualidade do material apresentado em sala de aula, 87% assinalaram “muito boa/excelente”, 13% “boa”; e nenhum estudante caracterizou como “regular”. 73% dos alunos utilizaram o MECG e 27% não utilizaram. Destes, 27% utilizaram muito, e 73% utilizaram pouco. Sobre a contribuição do material de ECG para o aprendizado dos alunos, contabilizando de 0 a 10: 47% avaliou com nota de 8 a 10; 53% com nota de 6 a 7. Em relação a sugestões para a monitoria, os estudantes relataram uma maior necessidade de revisão para a 2ª prova da disciplina e uma abordagem maior sobre taquiarritmias. Tais resultados corroboram a contribuição desta atividade extracurricular no aprendizado de cardiologia dos acadêmicos de medicina. CONCLUSÃO: Métodos de avaliação de programas de iniciação à docência são essenciais para o seu aperfeiçoamento a longo prazo. Com a introdução da MC no curso em questão, houve um evidente avanço na melhoria do ensino desta disciplina, de extrema importância na prática diária do médico, especialista ou não, evidenciando o impacto positivo desta atividade extracurricular e a boa qualidade da atuação dos monitores. Novos estudos de avaliação a longo prazo são necessários para avaliar o conhecimento adquirido, além de estudos comparando alunos com monitoria e alunos sem monitoria, para uma melhor averiguação do impacto real deste programa.

Palavras-chave (de 3 a 5)

MONITORIA; APRENDIZADO; CARDIOLOGIA;

Área

Clínico

Autores

ANDERSON FERREIRA CARNEIRO, BEATRICE FACUNDO GARCIA, GELTON FONTELES, JOÃO LUCAS FERREIRA LINHARES, VICENTE LOPES MONTE NETO