24° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Preservação da válvula Aórtica com intervenção na raiz da aorta em paciente jovem com Síndrome de Marfam.

Resumo estruturado

Introdução: A doença de Marfam cursa com um espectro de apresentação cardíaca importante, sendo a que nos chama mais atenção o envolvimento da válvula Aórtica(Ao) e da Ao ascendente. O diagnóstico cada vez mais precoce e o potencial de complicação (dissecção de Ao) provocam na comunidade cirúrgica a necessidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas com: menores índices de complicação e mais sobrevida livre de cirurgia-SLC. A abordagem da raiz da Ao pode acontecer com: a cirurgia de Bentall ou com: 1-) técnica do reimplante da válvula Ao 2-) técnica do remodelamento da raiz da Ao. Caso: F.L.A de 13 anos, masculino, Síndrome de Marfam(SM), história familiar de SM associada a síndrome aórtica aguda. Eco: Fração de ejeção 66 %/ DDFVe:44 MM/válvula Ao trivalvular com refluxo leve/ válvula mitral e tricúspide normal, Ao: dilatação do seio de valsalva: 47 mm dilatação da Ao ascendente.AngioTC de Ao:Exame p/definição e tomada de decisão cirúrgica para estudar a Ao ascendente e o arco Ao, portanto definindo um maior/menor nível de morbidade.Técnica cirúrgica(TC): A escolha da TC depende da condição de emergência/eletiva. Tendo ainda que estudar se existe acometimento da válvula aórtica, arco aórtico e aorta ascendente. Estes fatores, vão definir o nível de morbimortalidade peri/pós operatório.O paciente em estudo não apresentava acometimento do arco Ao. Apresentava-se com:1-) dilatação do seio de valsalva ;2-) dilatação da Ao ascendente 3-) história familiar de dissecção de Ao em parente de 1- grau sem diagnostico de SM. Portanto foi definida a abordagem com reimplante da válvula Ao/cirurgia de Tirone David(TD). Foi realizada esternotomia convencional com instalação de Circulação extracorpórea(cec) com hipotermia moderada e uso de solução de preservação miocitaria tipo cristaloide ( Custodiol®) feita diretamente nos ostios coronarianos. Com o paciente em CEC e aorta clampeada se procede a aortotomia com:1-) retirada dos botões coronarianos esquerdo e direito 2-) isolamento dos postes comissurais 3-)passagem de fio de messilene tipo ethibond n-02 no anel aórtico e tubo de Dacro 4-) abaixamento e amarração desses pontos separados; 6-)reimplante dos postes comissurais com prolene em sutura continua ; 5-) perfuração do tubo e anastomose dos botões coronarianos com máxima atenção; 6-)anastomose proximal do tubo de Dacro com Ao nativa abaixo dos vasos supraAo. Resultados: Paciente apresentou boa evolução pos com extubação em 16- horas sem sangraneto. Eco pos com enxerto normoposicionado e VAo competente com Fe normal. Discussão: A importância de TC como TD e a consequente preservação da VAo tem garantido uma SLC maior quando comparada as técnicas mais agressivas de substituição valvar. Um dos fatores se da pelo fato do manejo mais difícil da coagulação e a evolução negativas de bioproteses com rápida calcificação em adultos jovens. Portanto podemos, por meio desta técnica oferecer maior qualidade de vida e SLC.

Palavras-chave (de 3 a 5)

sindrome de marfam; valvula aortica, raiz aortica

Área

Cirúrgico

Autores

ADRIANO LIMA SOUZA, ACRISIO SALES VALENTE, ANTÔNIO DANIEL LEITE SIMÃO, ANTONIO FELIPE LEITE SIMAO, ANTONIO ALEXANDER LEITE SIMAO, antonio fernando mesquita