Dados do Trabalho
Título
Tratamento cirúrgico precoce da endocardite de válvula Mitral: Relato de Caso.
Resumo estruturado
Introdução: Endocardite de válvula Mitral por regra geral necessita de tratamento clinico/antimicrobiano por até 4 semanas para uma abordagem cirúrgica posterior, garantindo assim uma correta esterilização do anel mitral e diminuindo o risco de contaminação da prótese. Porém apresentam-se alguns casos com indicação de intervenção cada vez mais precoce sendo a endocardite fúngica, grandes vegetações com risco de embolização pulmonar ou central, insuficiência cardíaca refrataria, abcesso de anel e endocardite precoce em prótese.
Relato de caso: Paciente se sexo masculino, 34 anos, doença renal crônica dialítica com início há 1 mês de dispneia aos esforções, febre diária, mialgia e queda do estado geral. Fez uso de cefazolina e ciprofloxacina sem melhora, iniciado então esquema de gentamicina e vancomicina até o resultado das culturas.
Ecocardiograma: importante refluxo mitral com falha de coaptação devido a presença de vegetação aderida em folhetos com 0,8 cm x 1,9 cm em face anterior e 3,5 cm em face posterior. Hipertensão de artéria pulmonar em 49 mmhg, demais válvulas normais.
Paciente apresentou cultura positiva para staphilococcus epidermites resistente a oxacilina e sensível a teicoplanina com evolução clinica desfavorável com curva ascendente de lactato, sinais de insuficiência cárdica e não responsividade a terapêutica clínica chegando a leucometria de 25 mil, sendo portanto indicada abordagem cirúrgica de urgência.
Técnica cirúrgica: Realizada esternotomia mediana com hipotermia moderada, dupla canulação caval e cardiomioplroteçao com solução cristaloide de Custodiol®. Foi observada uma grande quantidade de vegetação em folheto posterior compatível com o eco e presença de vegetação em musculo papilar póstero medial, realizada a ressecção total da válvula e lavagem exaustiva da cavidade. Aposição de bioprotese em posição mitral de n- 29 sem intercorrências, com tempo de extracorpórea de 80 min e 60 min de anoxia. Paciente foi extubado com 06 horas de pos operatório, sem sangramento efetivo, realizou hemodiálise por membro superior direito em fistula previa.
Discussão: A endocardite de válvula mitral é uma patologia de elevada mobi-mortalidade e de espectro clinico de evolução diversa a depender do seu agente etiopatogenico. Fica evidente no caso a importância da intervenção cirúrgica rápida e da interação da equipe cardiológica da emergência, ecocardiograma e cirurgia para oferecer ao doente o melhor tratamento no tempo mais rápido possível
Palavras-chave (de 3 a 5)
endocardite, valvula mitral, abordagem cirurgica
Área
Cirúrgico
Autores
RUBENS SIMÃO JACOB, ANTÔNIO DANIEL LEITE SIMÃO, antonio felipe leite simao, antonio alexander leite simao, Ricardo Barreira UCHOA, BERNARDO juca de oliveira, rebeca felix jacob