24° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Episódio de Morte Súbita registrado em Holter de 24 horas durante investigação de síncope.

Resumo estruturado

Relato de caso
Paciente feminino, 80 anos, internada para investigação de síncope. Os episódios iniciaram 15 dias, sem sintomas prodrômicos, de curta duração, sem correlação com a posição da paciente. Refere piora do quadro nos últimos dois dias (5 episódios) após início de quadro febril associado a tosse produtiva. Previamente hipertensa e diabética. ECG admissional com ritmo sinusal, intervalo QTc 620 ms e extrassístoles ventriculares polimórficas. Ficou internada em leito com monitorização contínua para investigação etiológica. Durante realização de Holter de 24 horas, apresentou novo episódio, sendo flagrado ao monitor TV polimórfica com resolução espontânea. Durante análise do exame foi visto episódio de Torsades de pointes com 40 segundos de duração e resolução espontânea associado a períodos de bradicardia por bloqueio atrioventricular total e extrassístoles ventriculares polimórficas frequentes. Durante investigação de causas adquiridas a única alteração encontrada foi o nível de magnésio sérico abaixo do limite da normalidade.
Discussão
A síndrome do QT longo pode ser congênita ou adquirida. As causas adquiridas podem ser resultado do uso de medicamentos, hipocalemia, hipomagnesemia e episódios de bradicardia. O Torsades de pointes é uma TV polimórfica que ocorre no contexto de prolongamento do intervalo QT. A TDP, na maioria das vezes, é de curta duração com término espontâneo da arritmia. No entanto, a maioria dos pacientes apresenta múltiplos episódios de arritmia e os episódios podem ocorrer com pequena diferença de tempo, podendo inclusive degenerar para fibrilação ventricular e morte súbita cardíaca.
As bradiarritmias como causa de prolongamento de QT e TdP ainda é incerto. Porém, o uso de medicamentos, distúrbios hidroeletrolíticos e a presença de arritmias ventriculares associada, podem aumentar a chance desses pacientes evoluírem com TdP.
A abordagem desses doentes inclui desfibrilação cardíaca em casos de instabilidade clínica, suspensão de fármacos que prolonguem o intervalo QT. Está indicado o uso de Sulfato de Magnésio 2 gramas endovenoso associado a dose de manutenção seguido de medidas quem encurtem o intervalo QT como uso de marca-passo provisório.

Palavras-chave (de 3 a 5)

Síncope, Holter; Torsades de pointes

Área

Clínico

Autores

FRANCISCO MARCELO SOBREIRA FILHO, STELA MARIA VITORINO SAMPAIO, Antônio Thomaz de Andrade, Andressa Sandrelle Pinto Filgueira