24° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

A função atrial esquerda ( FAE) na avaliação da insuficiencia cardiaca(IC) no curso da insuficiencia cardíaca (IC) a partir da fração de ejeção (FE).

Resumo estruturado

Título: A função atrial esquerda ( FAE) na avaliação da insuficiência cardíaca (IC) no curso da insuficiência cardíaca (IC) a partir da fração de ejeção (FE).

Introdução: O ventrículo esquerdo (VE) está para a FE, como o átrio esquerdo (AE) está para a função diastólica. Pacientes com IC em fase remissiva conseguem controle da FE, mas não normalizam sua função diastólica.

Resultados: De maio de 2015 a janeiro de 2018 110 pacientes com diagnostico de ICforam submetidos a estudo ecocardiográfico. 65% eram do sexo feminino, enquanto que 35% eram do sexo masculino. A IC tinha as mais diversas etiologias. Tinham idade mínima de 27 e máxima de 82 anos com idade média de 65 anos. Os pacientes realizaram pelo menos 2 exames. Um no inicio do tratamento e outro no fim. Dividimos estes pacientes de acordo com a evolução clinica e o desfecho final. A mortalidade global foi em torno de 43%. A FAE teve como ponto de corte 45%. Usamos o método de Simpson. Dividimos os pacientes em três grupos. Grupo A) FE 72% FAE 52% ( P=NS); não houve mortalidade; B) FE 60% FAE 30% ( P< 0,004), mortalidade de 13 %; C)FE 37% e FAE 20% ( P<0005), mortalidade de 32 %.

Conclusão: Como a IC é uma patologia que cursa mau, mesmo com uma otimização da terapêutica, a FE mesmo melhorando não muda a historia natural da doença, sem uma melhora na função diastólica (FAE).

Palavras-chave (de 3 a 5)

Função atrial esquerda; Insuficiencia Cardiaca; Ventrículo esquerdo;

Área

Clínico

Autores

JOSE MARIA BONFIM MORAIS, LUISA SS MATIAS, ISABEL BARBOSA MORAIS, ROSANE ALICE BARBOSA MORAIS, HELMUTE POTI MORAIS, MAGGY POTI MORAIS