24° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Ligadura dos ramos da artéria torácica interna anastomosada na coronária descendente anterior e o efeito nas velocidades do fluxo e no estado funcional do enxerto

Resumo estruturado

Título: Ligadura dos ramos da artéria torácica interna anastomosada na coronária descendente anterior e o efeito nas velocidades do fluxo e no estado funcional do enxerto.
Introdução: Ocorre modificação no fluxo da artéria torácica interna (ATI) após sua anastomose na artéria coronária descendente anterior (ADA).
Objetivo: Avaliar através da ecocardiografia e Doppler, o efeito da ligadura dos ramos proximais da ATI anastomosada na ADA, quanto às velocidades e a reserva de velocidade de fluxo coronariano (RVFC), em pacientes com a fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) preservada (>50%).
Métodos: Estudo prospectivo de pacientes com FEVE>50% revascularizados. O Grupo I (GI=25 pacientes) com ligadura dos grandes ramos da ATI antes da sua anastomose na ADA, e o Grupo II (GII=28 pacientes) sem ligadura. Registrou-se o Doppler em nível proximal da ATI no pré-operatório, pós-operatório precoce (POP) e tardio de 6 meses (PO6M). Foram mensurados o pico de velocidade sistólica (PVS) e diastólica (PVD), a velocidade média sistólica (VMS) e diastólica (VMD). A RVFC foi obtida durante o ecocardiograma sob estresse com dobutamina (EED) no PO6M.
Resultados: No POP, o PVS e a VMS diminuíram, enquanto aumentaram o PVD e a VMD nos grupos (p<0,05). Do POP para o PO6M apenas o PVD modificou, ocorrendo sua diminuição nos grupos (p<0,05). Durante o EED, o PVD e a VMD aumentaram (p<0,05) e os grupos não diferiram, contudo, o PVS e a VMS aumentaram apenas no GII (p<0,05). A RVFC dos grupos calculada pelo PVD (GI=2,17±0,64;GII=2,28±0,63) e VMD (GI=2,27±0,54;GII=2,5±0,79) não diferiu.
Conclusão: Em pacientes com FEVE preservada, a ligadura dos grandes ramos da ATI anastomosada na ADA não compromete a RVFC, mas determina limitação no aumento das velocidades sistólicas.

Palavras-chave (de 3 a 5)

Artéria torácica interna; Ecocardiografia Doppler; Ecocardiografia sob estresse; Reserva fracionada de fluxo miocárdico.

Área

Imagem Cardiovascular

Autores

JOSE SEBASTIAO ABREU, TEREZA CRISTINA PINHEIRO DIOGENES, JOSE ACACIO FEITOSA, MARILIA ESTHER BENEVIDES ABREU, ANA GARDENIA LIBERATO P FARIAS, MARCIA MARIA CARNEIRO, RENAN ABREU P FREIRE, ISADORA SUCUPIRA MACHADO, SANDRA NIVEA R FALCAI