25° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

A FUNÇAO ATRIAL ESQUERDA (FAE) NA AVALIAÇAO DA INSUFICIENCIA CARDIACA(IC) NO CURSO DA INSUFICIENCIA CARDIACA(IC) A PARTIR DA FRAÇAO DE EJEÇAO(FE).

Resumo estruturado

FUNDAMENTOS: O VENTRICULO ESQUERDO (VE) ESTÁ PARA A FE, COMO O ATRIO ESQUERDO (AE) ESTÁ PARA A FUNÇÃO DIASTÓLICA. PACIENTES COM IC EM FASE REMISSIVA CONSEGUEM CONTROLE DA FE, MAS NÃO NORMALIZAM SUA FUNÇÃO DIASTÓLICA.
MATERIAL E MÉTODOS- DE MAIO DE 2015 A JANEIRO DE 2018 110 PACIENTES COM DIAGNOSTICO DE IC FORAM SUBMETIDOS A ESTUDO ECOCARDIOGRÁFICO. 65% ERAM DO SEXO FEMININO, ENQUANTO QUE 35% ERAM DO SEXO MASCULINO. A IC TINHAM AS MAIS DIVERSAS ETIOLOGIAS. TINHAM IDADE MINIMA DE 27 E MAXIMA DE 82 ANOS COM IDADE MÉDIA DE 65 ANOS. OS PACIENTES REALIZARAM PELO MENOS 2 EXAMES. UM NO INICIO DO TRATAMENTO E OUTRO NO FIM. DIVIDIMOS ESTES PACIENTES DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO CLINICA E O DESFECHO FINAL. A MORTALIDADE GLOBAL FOI EM TORNO DE 43%. A FAE TEVE COMO PONTO DE CORTE 45%. USAMOS O MÉTODO DE SIMPSON.
RESULTADOS- DIVIDIMOS OS PACIENTES EM TRÊS GRUPOS. GRUPO A) FE 72% FAE 52% ( p=ns); NÃO HOUVE MORTALIDADE; B) FE 60% FAE 30% ( p< 0,004), MORTALIDADE DE 13 %; C)FE 37% E FAE 20% ( p<0005), MORTALIDADE DE 32 %.
CONCLUSÂO: COMO A IC É UMA PATOLOGIA QUE CURSA MAU, MESMO COM UMA OTIMIZAÇÃO DA TERAPEUTICA, A FE MESMO MELHORANDO NEM SEMPRE MUDA A HISTORIA NATURAL DA DOENÇA, SEM UMA MELHORA NA FUNÇÃO DIASTOLICA(FAE)

Palavras-chave (de 3 a 5)

ECOCARDIOGRAFIA; INSUFICIENCIA CARDIACA;FUNÇAO ATRIAL ESQUERDA

Área

Imagem Cardiovascular

Autores

JOSE MARIA BONFIM MORAIS, LUISA Cristina MATIAS, ISABEL BARBOSA MORAIS, ROSANE ALICE BARBOSA MORIS, HELMUTH POTI MORAIS, MAGGY POTI MORAIS