25° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM DIAGNOSTICO DE INSUFICIENCIA CARDIACA

Resumo estruturado

INTRODUÇÃO: A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica que resulta do processo progressivo de remodelagem, em que as forças mecânicas e bioquímicas alteram o tamanho, a forma e a função da capacidade do ventrículo de enchimento e bombeamento de sangue oxigenado suficiente para atender ás demandas metabólicas do corpo ( SMELTZER; BARE, 2016).
Aproximadamente 23 milhões de pessoas são portadoras de IC, e 2 milhões de novos casos são diagnosticados a cada ano no mundo, constituindo a primeira causa de internação hospitalar em pacientes acima de 60 anos de idade no Brasil. A prevalência da IC vem aumentando nos últimos anos em todo o mundo, tornando-se um grave problema de saúde pública (POFFO, 2017).OBJETIVO: Aplicar a Assistência de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca, desenvolvendo um cuidado mais específico de acordo com as necessidades do paciente.METODOLOGIA: Trata-se de um relato de caso, realizado em um hospital de atenção terciária, localizado no município de Fortaleza-Ceará. A coleta de dados ocorreu durante os meses de Março/Abril de 2018, através de anamnese com paciente e informações obtidas com o acompanhante, exame físico e análise do prontuário. Após a avaliação dos dados colhidos na investigação, foram identificados os problemas e estabelecido os diagnósticos de enfermagem, traçando os planos de cuidados a ser realizado com o paciente.RESULTADOS: Mulher, 46 anos, casada, natural de Fortaleza, admitida por pico pressórico, com três diagnósticos na internação: insuficiência mitral severa, Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle e estenose de artéria renal unilateral (à direita), fazia tratamento inicial clínico iniciado a furosemida, aldactone, hidrocortisona, conforme prescrição médica. Estava em tratamento com anti-hipertensivo, fazendo uso de losartana. Nega tabagismo e etilismo e não realiza nenhuma atividade física. Antecedentes familiares de Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Após a consulta de enfermagem foram identificados os diagnósticos de enfermagem: Ansiedade relacionada ao procedimento invasivo e medo da morte, insônia relacionada a ansiedade e estilo de vida sedentário relacionado ao interesse insuficiente pela atividade física. De acordo com cada diagnóstico foram traçadas as intervenções, respectivamente, oferecer informações sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico, adaptar o ambiente para promover o sono, informar sobre os benefícios à saúde efeitos fisiológicos da atividade física. Estabelecidos os seguintes resultados esperados:Aceitação do estado de saúde, bem estar pessoal, comportamento de busca da saúde.CONCLUSÃO: O profissional de enfermagem precisa sempre buscar novos conhecimentos a cerca do assunto para trazer ao paciente um tratamento de qualidade. A participação da equipe no cuidado integral ao paciente, nos mostrou a importância de identificar problemas de enfermagem, para buscar resolve-los da melhor forma, promovendo o bem estar do paciente.

Palavras-chave (de 3 a 5)

Insuficiência da Cardíaca. Cuidados de Enfermagem. Enfermagem.

Área

Clínico

Autores

KARLA PRISCYLLA FEITOSA PAIVA, BARBARA LIMA MARTINS, AMANDA BARBOSA EVANGELISTA, MARIANA ARAUJO FERREIRA, DANIELE CABRAL DIAS, EMANUEL ALVES NASCIMENTO, BARBARA ARAUJO CUNHA, KIARELLE LOURENÇO PENAFORTE, ISABELA MELO BONFIM