25° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

QUADRO CLINICO ATIPICO ASSOCIADO AO DIVERTICULO DE KOMMERELL

Resumo estruturado

Introdução: O divertículo de Kommerell é uma condição rara que ocorre com arco aórtico à esquerda e origem anômala de artéria subclávia direita ou arco aórtico à direita com origem anômala de artéria subclávia esquerda (sendo a última apresentação ainda mais rara), podendo ocasionar compressão de estruturas mediastinais ou romper espontaneamente. Observam-se sintomas, como disfagia, dispneia, estridor, pneumonia recorrente ou dor torácica. Paciente do sexo masculino, 14 anos, há dois anos, com queixa de epigastralgia intensa associada à síncope, dispneia e edema em hemicorpo superior. Realizou investigação diagnóstica com Holter, sem anormalidades; ecocardiograma, evidenciando arco aórtico à direita e sugerindo artéria subclávia esquerda aberrante; sendo confirmado e evidenciado o divertículo de Kommerell na Tomografia de tórax.
Resultados/discussão: Realizada cirurgia de ligadura da Artéria subclávia esquerda com ressecção do divertículo. Houve resultado satisfatório no pós-operatório com evolução para melhora dos sintomas. Ao nível da origem da artéria subclávia esquerda aberrante, raramente pode ocorrer o desenvolvimento dessa anomalia. O tratamento, em geral, é cirúrgico e bastante complexo. Os exames de imagem pré-operatórios são extremamente importantes para o planejamento da cirurgia, que depende da distribuição anatômica das estruturas locais, do tamanho e da extensão do aneurisma.
Conclusão: Há relevância clínica devido ao aumento da mortalidade associada à sua ruptura, à morbidade causada pela compressão das estruturas mediastinais e à complexidade da cirurgia.

Palavras-chave (de 3 a 5)

Divertículo, Kommerell, compressão

Área

Cirúrgico

Autores

Adriano Lima Souza, Acrísio Sales Valente, Bruno Araújo