25° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DO ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA EM CASOS DE INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO NO AMBIENTE PRE-HOSPITALAR E CAUSAS ASSOCIADAS.

Resumo estruturado

INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), tornaram-se a principal causa de mortes no estado do Ceará, representando cerca de 50,2% dos óbitos no ano de 2017. Dentre elas, destaca-se o infarto agudo do miocárdio (IAM). OBJETIVO: Identificar a prevalência do atendimento à queixa de IAM por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no estado do Ceará. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo e documental, com dados obtidos por intermédio das fichas de atendimento serviço pré-hospitalar, disponibilizados pela Sesa no ano de 2018. RESULTADOS: No ano de 2018, o SAMU realizou ao todo 14.575 atendimentos no estado do Ceará, desde causas traumáticas à psiquiátricas, revelando a variedade das causas de ocorrência. Entretanto, especificamente relacionado ao IAM, o número de atendimentos de queixas e atendimentos foi de 1.136 (7,7% das ocorrências), sendo um número relevante, por se tratar de um agravo que, se não tratada o mais precocemente possível, pode causar o óbito e diversas complicações para o indivíduo. Um dos fatores que podem ocasionar esse agravo são as doenças hipertensivas e a obesidade. Quanto à hipertensão, no Estado, no período de 1997 à 2017, respectivamente, a prevalência de hipertensos passou de 5,2 para 22,2 casos por 100.000 habitantes (326,8%), Sobre a obesidade, no mesmo período, dados do município de Fortaleza revelam o aumento de 26,5% na prevalência do excesso de peso, passando de 42,2% em 2005 para 53,4 % no ano de 2017. CONCLUSÃO: A partir das estatísticas acima, pode-se fazer uma análise entre os dados de atendimento em casos de IAM prestados pelo SAMU e os índices de hipertensão e obesidade crescentes. Cabendo aos profissionais de saúde a realização de estudos mais aprofundados para discorrer sobre a relação do atendimento à vítima de infarto e casos de obesidade e/ou hipertensão como causas associadas.

Palavras-chave (de 3 a 5)

Infarto do Miocárdio, Doenças não transmissíveis, Serviços Médicos de Emergência.

Área

Clínico

Autores

Francisco Moises Ferreira de Sousa, Carlos Eduardo Arruda Lima, Vívien Cunha Alves de Freitas, Natália Cabrera Matos, Gabrielle Karen Almeida Rocha, Leia Gadelha Teixeira, Ana Kelle Borges de Ávila, Clara Damasio de Lima, Rogério Pinto Giesta