29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Neurorretinite por doença da arranhadura do gato e buraco macular - relato de caso.

Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo relatar um caso de neurorretinite por doença da arranhadura do gato, evoluindo com buraco macular.

Relato do Caso

ETA, 34 anos, natural de Beberibe-CE, previamente hígido, compareceu ao serviço de referência oftalmológica devido a quadro de baixa de acuidade visual há 1 mês em olho esquerdo, sem outros sintomas. Ao exame o paciente apresentava acuidade visual OD 20/20 e OE movimentos de mãos; biomicroscopia sem alterações em AO; PIO de 16mmHg em AO. Fundo de olho sem alterações em OD e em OE paciente apresentava quadro de neurorretinite clássico, com edema de disco óptico e estrela macular, associado a buraco macular e visualização do opérculo em vítreo. O paciente refere possuir criação de gatos em seu domicílio. Realizou-se investigação laboratorial com sorologias para sífilis (VDRL negatico), HIV (negativo), toxoplasmose (negativo), sorologia para Bartonella henselae ( IgG 1:400, IgM 1:640), confirmando a hipótese de doença da arranhadura do gato. Iniciou-se doxiciclina 100mg 2x/dia por 28 dias, associado a prednisona oral 40mg em desmame. Evoluiu com resolução da neurorretinite e melhora parcial da acuidade visual em OE (OD 20/20 e OE 20/200), sendo a pouca melhora justificada devido ao quadro de buraco macular, sem prognóstico cirúrgico devido ao tamanho do buraco macular.

Conclusão

A doença da arranhadura do gato é uma doença sistêmica provocada pelo bacilio gram-negativo Bartonella henselae, associado a arranhadura ou mordedura de gatos ou a transmissão por meio de vetores como pulgas e moscas. Comumente a infecção é assintomática ou apresenta sintomas como febre, mal-estar e linfonodopatia. Estima-se que há manifestação ocular em 10% dos casos, sendo a mais comum a síndrome de Parinaud seguida de neurorretinite (1-2% dos casos), na maioria unilateral. O que torna este relato importante é a presença de buraco macular, achado raro no quadro. Acredita-se que o buraco macular seja formado devido a trações tangenciais causadas pela vitreite.

Área

Geral

Autores

JORDAN ALVEA DANTAS EULALIO LEITE, Fernanda Araújo de Souza, Pedro Javier Yugar Rodriquez