29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

EXONERAÇÃO DA ORBITA MEDIANTE EVOLUÇÃO DE CARCINOMA BASOCELULAR PALPEBRAL NÃO TRATADO

Objetivo

Demostrar o desenvolvimento de um Carcinoma Basocelular (CBC) palpebral não tratado e sua evolução para o envolvimento da órbita e dos seios da face e consequente exenteração.

Relato do Caso

J.E.A., masculino, 65 anos, procurou no dia 11/08/2008 o serviço de oftalmologia da Clinica Integrada de Olhos em Fortaleza, Ceará. Apresentava uma massa tumoral de aproximadamente 1 cm na região medial da pálpebra inferior esquerda. Foi orientado a fazer exérese da lesão, porém optou por não se submeter a cirurgia. No dia 17/08/2017, aproximadamente 9 anos depois, retornou ao consultório oftalmológico com a massa tumoral extremamente crescida, afetando, além da região palpebral inferior, também a órbita e os seios da face. Mediante a gravidade da lesão e a confirmação diagnóstica histopatológica, o paciente foi conduzido ao tratamento cirúrgico mais radical, com exenteração da órbita, limpeza cirúrgica nos seios acometidos e esvaziamento ganglionar. Atualmente, o paciente encontra-se em tratamento com radioterapia.

Conclusão

O Carcinoma Basocelular (CBC) é o tumor de pele mais comum, correspondendo de 77,53% a 90% dos tumores malignos de pálpebra. Ocorre com maior frequência em idosos, estando o maior número de portadores na faixa de 50 a 70 anos. No Brasil, é comum o paciente procurar tratamento tardiamente, fato que leva à probabilidade de lesões mais extensas, dificultando e piorando o prognóstico, e exigindo a exenteração da órbita. O presente caso ilustra a importância de um diagnóstico e tratamento precoce dos Carcinomas de pele. Se feito no momento correto, viabiliza um tratamento curativo menos invasivo e com menores comorbidades. Destarte, demostra-se que o descaso gera consequências mais drásticas, como perda do olho, podendo acarretar inclusive a morte.

Área

Geral

Instituições

Clínica Integrada dos Olhos - Ceará - Brasil

Autores

JOAO CARLO BORBOREMA ALFAIA, YURI RIBEIRO CARNEIRO, VICTOR HUGO RODRIGUES BANDEIRA