29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE SEIS DIFERENTES MEDIDAS DE CERATOMETRIA PARA IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR TORICA

Método

Estudo prospectivo realizado no Instituto Cearense de Oftalmologia. Critérios de inclusão: astigmatismo corneano de 1,50D ou maior, ausência de comorbidades oculares e idade acima de 50 anos. A ceratometria foi realizada antes e 30 dias após a cirurgia em seis dispositivos diferentes: Ceratometria Digital (Refratômetro Topcon), OPD-Scan (Nidek), Topolyzer (Wavelight), IOL Master (Carl Zeiss), Lenstar (Haag-Streit) e Pentacam (Oculus). A LIOT implantada foi a AcrySof IQ Toric (Alcon). O poder e a toricidade da LIOT foi previamente calculado pela ceratometria do IOL Master utilizando a calculadora do fabricante (Alcon). Foram realizadas comparações entre os métodos tanto para medida do poder do astigmatismo como do eixo, assim como diferenças entre o astigmatismo previsto e o alcançado.

Resultado

Foram selecionados 28 olhos de 23 pacientes com indicação de catarata e implante de LIOT. A média de idade foi de 71,9 (52-88) anos. Para as medidas do astigmatismo, as correlações foram moderadas ou boas; e para as medições do eixo do astigmatismo houve excelente concordância entre todos os dispositivos. No entanto, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dispositivos.

Conclusão

As diferenças entre as medidas do astigmatismo corneano entre os seis dispositivos foram sutis, e não foi observado superioridade de um dispositivo em relação a outro.

Área

Geral

Instituições

Instituto Cearense de Oftalmologia - Ceará - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

BARBARA DE ARAUJO LIMA DUTRA, Anyssa Brilhante Aires Montenegro, Milton Seiyu Yogi, Jacqueline Martins Sousa, Joao Crispim