29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO CLINICA DA SINDROME DO OLHO SECO EM PACIENTES COM RETINOPATIA DIABETICA PROLIFERATIVA E INDICAÇAO DE TERAPIA COM LASER DURANTE UMA CAMPANHA LOCAL

Método

Foi realizado um estudo transversal durante uma campanha de avaliação local de pacientes diabéticos com deficiência visual no Instituto Cearense de Oftalmologia em Fortaleza. Pacientes com retinopatia diabética proliferativa e indicação de terapia a laser (panfotocoagulação) foram incluídos no estudo. Uma anamnese direcionada às queixas de olho seco foi realizada, e os participantes elegíveis completaram o questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI). Foram realizados os seguintes exames na lâmpada de fenda: teste com fluoresceína; o tempo de ruptura do filme lacrimal (TBUT), coloração com Rosa Bengala (RB) e, por fim, o teste de Schirmer I.

Resultado

Vinte e cinco pacientes foram incluídos no estudo com tempo de diagnóstico de Diabetes Mellitus variando de 1 a 35 anos, com média de 17,2 ± 8,7 anos. 14 pacientes (56,0%) relataram controle glicêmico com insulina, enquanto 11 pacientes (44%) usavam hipoglicemiantes orais. A queixa mais prevalente foi visão embaçada (96% dos pacientes) seguida de baixa acuidade visual (92%). A queixa menos prevalente foi dor (44%). O escore médio do OSDI foi de 49,4 ± 24,2. TBUT foi inferior a 10 segundos em 21 pacientes (84%) e RB foi superior a 3 em 12 pacientes (48%). Os resultados do teste de Schirmer I variaram de 2 a 35 mm, com média de 13,57 ± 9,78 mm, sendo menor que 10 mm em 12 pacientes (52%).

Conclusão

Aspectos clínicos importantes da síndrome do olho seco foram detectados em pacientes diabéticos com retinopatia diabética proliferativa com indicação de terapia a laser. Cuidado especial deve ser dado à superfície ocular em pacientes com tal morbidade ocular.

Área

Geral

Instituições

Instituto Cearense de Oftalmologia - Ceará - Brasil

Autores

CAROLINA LYRA BARREIRA CARNEIRO, Bárbara De Araújo Lima Dutra, Mariana Studart Mendonça Gomes, André Jucá Machado, João Crispim, Rodrigo Dantas Nagashima